O Vila Nova/AEGB acabou com a invencibilidade do Vultures no Goiano de Basquete. No duelo dos favoritos, o time colorado ganhou por 103 x 84, no Ginásio Rio Vermelho, na noite deste sábado (29).
Mais do basquete goiano:
-> Confira a tabela atualizada
No outro confronto, o Goiânia fez valer o favoritismo diante do Retorno Basquete Goiás: 82 a 60. Fernando Filho (16 pontos) foi o principal pontuador do jovem time do RGB, que até reagiu no último quarto, mas a diferença no placar terminou grande. Pelo lado alvinegro, três atletas comandaram o triunfo: Lucas Amador (com 13 pontos), Felippe Augusto e Alexandre Pinheiro (ambos com 12).
A primeira fase será encerrada no domingo (29), dia do segundo turno das eleições na capital. No Ginásio Rio Vermelho, RGB e Vultures medem forças às 18h. Em seguida, Goiânia e Vila Nova/AEGB se enfrentam.
Vila/AEGB x Vultures
O primeiro quarto começou com os times amassando o aro e, por muito tempo, o placar ficou igual: 2 a 2. Aos poucos, o Vultures assumiu o controle e conseguiu converter os ataques, enquanto os colorados seguiam abusando de erros nos arremessos. A equipe de Anápolis abriu vantagem (17 a 8), mas o Vila reagiu e o placar no intervalo foi de 17 a 14.
No primeiro minuto do segundo período, João Felipe, com belo giro, cortou a diferença para um ponto (16-17). A virada veio em contra-ataque, com Julius, que deixou Vila na frente do placar pela primeira vez na partida: 18 a 17. Vagner Luciano, em jogada individual aumentou a vantagem para 21 a 17, o que fez o Vultures parar o jogo. A partida voltou a ficar equilibrada e o clima esquentou em quadra, com muita vibração a cada cesta ou erro adversário. Usando muito bem o pivô Raphael Ferreira – dominante no garrafão defensivo e, especialmente ofensivo -, o clube da capital abriu 35 a 25. Nos segundos finais, o Vultures diminuiu e o intervalo chegou com o placar de 37 a 30.
Hugo Benício, com oito pontos seguidos, cortou a desvantagem do Vultures para dois pontos (40 a 38). As equipes seguiram alternando pontos, até que Julius passou a comandar o time da capital. Com transições rápidas, o Vila abriu mais de dez pontos de frente e fechou a parcial com 68 a 56. No último quarto, foi a vez do armador Thiago Pedro chamar a responsabilidade e fazer o Vultures reagir, com bom aproveitamento também de Ítalo: a diferença ficou em dois pontos (70-72 e depois 73-75, faltando cinco minutos para o fim).
Guilherme Freitas foi decisivo, com seis pontos consecutivos para o Tigre e conteve a reação Anapolina. Faltando dois minutos, o Vila voltou a ser eficiente, aproveitando bem transições e contra-ataques, aumentando a vantagem para 12 pontos (92 a 80), exatamente a diferença que o Vultures fez na primeira semana do estadual. Uma infiltração, combinada com lance livre certeiro, de João Felipe garantiu o triunfo colorado. No minuto final, o Tigre ainda conseguiu ampliar bastante a vantagem e fechou com 19 pontos de frente: 103 a 84.
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.