Começa nesta sexta-feira (20) o Campeonato Goiano de Basquete. O torneio será aberto com duas partidas no ginásio Carlos de Pina, em Anápolis. Neste ano, a epidemia de covid-19 atrapalhou os planos, e o estadual tem apenas quatro participantes e uma fórmula bem mais enxuta.
Apenas 16 partidas estão programadas. Todas elas serão disputadas nos três próximos fins de semana. As rodadas de ida da fase de classificação vão desta sexta até domingo (22), em Anápolis. A volta ocorre de 27 a 29 de novembro, em Goiânia. A entrada de público é vedada.
Mais do basquete
Vultures mescla base campeã e vice de 2019
Vila Nova/AEGB inicia projeto promissor
Goiânia espera surpreender
O campeonato larga com dois favoritos. O Vultures, que mescla a base do time vice-campeão do ano passado com o campeão Basquete Anapolino, que foi integrado aos abutres. E também o Vila Nova/AEGB, que volta ao basquete com um projeto ambicioso. Os dois times representarão Goiás no Brasileiro da CBB e, por isso, entram com favoritismo.
O Goiânia, porém, não pode ser descartado da briga pelo título. O Galo sempre chega às fases agudas das competições regionais e, embora tenha perdido alguns atletas importantes, tem o reforço do armador Alexandre Pinheiro, grande destaque do título estadual do IEA em 2017. Pinheiro já jogou no NBB e tem carreira consolidada a nível nacional.
O Goiano também terá a presença inédita do Retorno Basquete Goiás, time formado pelo vice-presidente da FGB, Fernando Duran, para competir no enxuto estadual. Vários medalhões devem compor o RBG.
Regulamento
Neste e no próximo fim de semana, as equipes se enfrentarão pela fase classificatória para definir o chaveamento das semifinais. O melhor time da primeira fase pegará o quarto, enquanto segundo e terceiro se enfrentam em jogo único das semifinais, no dia 5 de dezembro. A final, também em partida única, será no dia 6 de dezembro. Os duelos do mata-mata ocorrem na casa da melhor equipe da primeira fase.
Veja os jogos da semana#1 – todos no Carlos de Pina, em Anápolis
Sexta-feira (20)
Retorno Basquete Goiás x Vila Nova/AEGB – 20h
Vultures x Goiânia – 21h30
Sábado (21)
Goiânia x Vila Nova/AEGB – 15h
Vultures x Retorno Basquete Goiás – 16h30
Domingo (22)
Goiânia x Retorno Basquete Goiás – 10h
Vultures x Vila Nova/AEGB – 11h