Na história do confronto que tem protagonizado as grandes decisões do estado, o Goiás leva a melhor no retrospecto contra o Dragão. Porém, analisando somente as partidas envolvidas na elite do futebol brasileiro, o clássico é equilibrado e ninguém esta na frente.
Após uma década, esmeraldinos e rubro-negros voltam a duelar em uma partida válida pela Série A do Campeonato Brasileiro, neste sábado (22), às 21h, na Serrinha.
Mais do clássico:
Veja como foi o último duelo na elite do futebol nacional
Veja as prováveis equipes para o duelo
Thiago Larghi é o novo treinador do time esmeraldino
Veja a nova camisa do time esmeraldino que será lançada na partida
Atlético não tem casos de coronavírus para o clássico
Com base nos dados do site Futebol de Goyaz, os números do clássico como um todo apontam uma superioridade do time esmeraldino. Ao todo, foram disputados 299 jogos, com 117 vitórias do Goiás, 101 triunfos do Atlético e 81 empates.
O time alviverde anotou 412 gols, enquanto o rubro-negro de Campinas balançou as redes 378 vezes. A maioria dos confrontos foi realizada no Campeonato Goiano. Há também duelos nas séries A e B do Brasileirão.
Quando o assunto é a elite do futebol nacional, o clássico encontra números equilibrados. Foram ao todo somente quatro partidas, realizadas nos anos de 1986 e 2010, com uma vitória para cada lado e dois empates.
Em 1986, tivemos os empates no confronto. A primeira partida ficou empatada em 1×1 e a segunda por 2×2. Já em 2010, o Verdão venceu no primeiro turno por 3×1, na volta, com o segundo turno, o Dragão devolveu o placar sobre os esmeraldinos.
Em partidas realizadas na Serrinha, palco do duelo deste sábado (22), o Atlético nunca venceu o esmeraldino. Foram oito jogos, com seis vitórias alviverdes e dois empates. O Goiás balançou as redes 22 vezes, enquanto o Dragão marcou oito gols.
A partida deste sábado marca o clássico de número 300, segundo o site Futebol de Goyaz, e será válida pela quinta rodada da Série A 2020. O Goiás, mandante, está na décima oitava colocação com apenas um ponto em três jogos. O Atlético é o décimo segundo com quatro pontos em três jogos.