Primeiro clube de Goiânia a voltar a treinar, o Atlético já realizou duas baterias de exames para a possível detecção da Covid-19, no seu elenco e funcionários do clube. A última leva de exames foi realizado no sábado (13) e não apontou nenhum positivo para a presença do coronavírus Sars-CoV-2.
Mais do Dragão
Clube confirma primeiro caso de Covid-19
Jorginho vê Goianão encerrado
Moacir destaca luta contra o racismo
O resultado com 100% negativo foi igual ao primeiro, realizado no dia 25 de maio. O exame utilizado pelo Atlético é por meio da coleta de sangue. O teste identifica a resposta imunológica do corpo da pessoa ao vírus por meio da detecção do IgA, IgM e IgG, que são os anticorpos já descobertos que combatem o agente da doença.
As autoridades de saúde intensificam que o melhor exame a ser adotado para a detecção da doença é o PCR, que se dá por meio da coleta de secreção na região da nasofaringe. Segundo a OMS esse é o exame padrão ouro, com maior eficiência.
No entanto os testes de sorologia podem ter boa eficiência se realizados com antecedência de 10 dias a qualquer sintoma, prática de contato, ou atividade em conjunto, algo que o Atlético vem tomando as riscas dentro de suas dependências, garantindo assim a eficiência nos testes.