Nesta mesma data, em 2005, o Vila Nova conquistava pela última vez o título do Campeonato Goiano. De lá pra cá, são 15 anos sem levantar o título estadual.
Mais do Vila
Tigre dispensa dois atletas
Férias do elenco são estendidas
Relembre como estava o Goianão antes da parada
Na última vez que conquistou o Goianão, o Vila Nova contava em seu elenco com atletas que construíram uma carreira sólida no clube, casos do volante Tim e Heleno, o atacante Wando e o zagueiro Higo. Além deles, a equipe tinha em seu plantel jovens revelações, casos de Pedro Júnior, Paulo Ramos e Laionel.
Campanha no Goianão
Naquele ano o Goianão foi disputado por 12 equipes, divididos em dois grupos de seis times cada. O Vila estava no grupo B, junto com Grêmio Inhumense, Anapolina, Jataiense, Itumbiara e Goiânia.
O Tigre terminou a fase de classificação na liderança do grupo A, com 30 pontos somados. Em 17 partidas, a equipe venceu nove, empatou três e perdeu cinco. O Vila avançou a semifinal junto com o Grêmio Inhumense, vice-líder da chave.
Na semifinal, o adversário foi o Mineiros. A equipe do sudoeste goiano ficou na segunda colocação do grupo A, atrás do Goiás. Por ter feito a melhor campanha, o Vila tinha a vantagem de decidir a vaga na final em casa. No primeiro jogo, as equipes empataram em 1×1. Na volta, o Vila garantiu a vaga na decisão ao vencer pelo placar de 1×0.
Clássico na decisão
Na final, o Vila teve pela frente o seu maior rival, o Goiás. Na primeira partida, as equipes empataram em 1×1. Marquinhos Paraná colocou o Vila em vantagem, aos 20 minutos da primeira etapa. Porém, Paulo Baier, artilheiro do Goianão daquele ano deixou tudo igual, aos 33 minutos da etapa final.
Na volta, as equipes empataram novamente, mas dessa vez sem gols. Com a igualdade nos dois jogos da decisão, a final foi para os pênaltis. Na marca da cal, melhor para o Vila Nova, que venceu pelo placar de 3×1. Rodrigo Alvim, Marquinhos Paraná e Vitor fizeram para o colorado, Rodrigo Tabata foi o único a marcar para o esmeraldino, enquanto Aldrovani, Edmilson e Julio Santos desperdiçaram as cobranças da equipe.
Ficha Técnica
Vila Nova 0x0 Goiás – 2º jogo da final do Campeonato Goiano 2005
Data: 17 de abril de 2005
Local: Estádio Serra Dourada, Goiânia (GO)
Horário: 17h
Árbitro: Marcelo Hugo (GO)
Cartões Amarelos: Júlio Santos e Cleber (GEC); Higo e Rodrigo Alvim (VIL)
Cartão Vermelho: Leonardo Manzi (VIL)
Gols: Rodrigo Alvim, Marquinhos Paraná e Vitor (VIL); Rodrigo Tabata (GEC)
Goiás: Harlei, Aldo (André Leone), Júlio Santos e João Paulo; Paulo Baier, Cléber, Thiago, Rodrigo Tabata e Jadílson; Michel (Edmílson) e Fábio (Aldrovani)
Técnico: Péricles Chamusca
Vila Nova: Michel, Marquinhos Paraná, Heleno, Higo e Rodrigo Alvim; Fábio Baía, Alexandre, Tim (Paulo Ramos) e Itaqui (Vítor); Pedro Júnior (Leonardo Manzi) e Wando.
Técnico: Edson Gaúcho
Relembre os melhores momentos e a decisão por pênaltis