A Federação Goiana de Tênis (FGT) conquistou, na quinta (18), o tricampeonato da Copa das Federações de Tênis em Cadeira de Rodas. No caso, o estado conquistou a medalha de ouro no “masculino A”, feminino e na classificação geral. Dessa forma, a delegação goiana repetiu os feitos de 2022 e 2024.
Mais das raquetes goianas:
Yumi Iwamoto e Lethicia Lacerda encerram temporada com grandes feitos;
Guto Miguel vence torneio no México e alcança o top-10 mundial no juvenil
No masculino, Goiás superou Espírito Santo nas quartas de final (2×0) e Santa Catarina nas semifinais (2×1). Depois, na grande final, os goianos venceram o Rio Grande do Sul, novamente por 2×1. A delegação foi composta por Bruno Makey, Felipe Ferreira, Diego Jesus e José Weslley, sob a capitania de Lázaro Ferreira, que também foi o chefe geral da delegação.

Já no feminino, Goiás bateu São Paulo nas semifinais, e Espírito Santo na decisão, ambos pelo placar de 2×1. Dessa forma, as goianas ficaram com o bicampeonato consecutivo da categoria. A equipe foi composta por Meirycoll Durval, Juliane Lacerda e Gabrielly Victoria. As atletas foram capitaneadas por Felipe Ferreira.
“É muito importante ter a Copa das Federações para ampliar a visibilidade do tênis em cadeira de rodas, e sair com o bicampeonato é muito especial. Este ano jogamos com duas atletas iniciantes, e conquistar o título com elas tem um significado ainda maior. Como a mais experiente do grupo, assumi a responsabilidade de conduzir o time, mas tudo foi fruto de um trabalho coletivo. Foi incrível”, disse Meirycoll à Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
“Nosso objetivo é sempre vir para a Copa das Federações para vencer. Começamos a competição com o título da categoria Feminino e sabíamos que a vitória no Masculino A seria fundamental para buscar o título geral. Foi um confronto decisivo, muito equilibrado, e estamos extremamente felizes com esse tricampeonato”, reforçou Lázaro, também à CBT.
Todas as partidas aconteceram no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, que fica em São Paulo (capital). Nas demais categorias, os campeões foram o Rio de Janeiro (júnior e quad) e o Rio Grande do Norte (masculino B). Já na classificação geral, Goiás liderou com 40 pontos, seguido por Rio de Janeiro (2º) e Espírito Santo (3º), ambos com 24 pontos.
Confira todas as classificações finais das categorias na competição;

