Durante o dia de sábado (30), o Xavantes, equipe de rugby da Universidade Federal de Goiás (UFG), tem mais uma missão importante. Dessa vez, os azuis vão entrar em ação no Qualificatório do Brasil Sevens (7×7) em 2025. A competição, que vale vaga para a etapa final, acontece no Clube Ases, localizado em Brasília.
Mais do rugby goiano:
Entenda como o Xavantes conquistou a vaga para jogar na capital federal;
Pela Copa Centro-Oeste 2025, Goiânia Rugby vence a primeira partida
Ao longo da própria história, o Xavantes já conquistou quatro títulos nacionais universitários. Além disso, o time também já conquistou um 4º lugar nos Jogos Sul-Americanos Universitários. Dentro do elenco azul, há muitos atletas já experientes no esporte, como por exemplo Gabriel Miranda, que comentou ao EG sobre as expectativas para o Qualificatório:
“Atualmente, somos o maior representante olímpico em Goiás ao se tratar do rugby. Ano passado (2024), nós também nos classificamos para o Qualificatório, mas por falta de apoio e patrocínio, não conseguimos ir. Na atual temporada, já conquistamos alguns títulos importantes, incluindo a famosa “Taça Pequi”, que nos deu o direito de jogar em Brasília. Agora, queremos primeiro chegar à final para conquistar a vaga no Brasileiro, e depois, vamos atrás de mais um troféu. Tenho convicção de que o nível dos adversários é extremamente alto, e portanto, vamos entrar em campo com muito respeito e garra para buscar as vitórias”.
Além disso, Miranda destacou que esse será o último torneio de Carrijo, companheiro de equipe de longa data. Melhor jogador do NDU Rugby 2025, o atleta vai continuar a carreira na França, após defender os goianos na capital federal. Por outro lado, Gabriel destacou que os azuis investiram mais nas categorias de base, e os reflexos já estão na convocação para o próximo compromisso:
“É preciso destacar que temos, atualmente, três atletas sub-19 dentro do nosso elenco, e um deles vai para Brasília também, o Renato. Os outros dois vão compor o elenco do Lyceu Francês no Campeonato Juvenil masculino sub-19. Isso nos proporciona mais oportunidades para continuar investindo na base, porque quanto antes começarmos nesse jogo, melhor será. Por conseguinte, o rugby goiano vai se retroalimentando constantemente, e isso é muito importante”.
Em Brasília, o Xavantes estreia contra Campo Grande-MS às 10h20, e depois, encara Porto Seguro-BA às 13h20. Na sequência, a partir de 14h20, os goianos mede forças com um outro adversário, ainda indefinido. Caso o time chegue na final, vai garantir a vaga no Brasileiro de Rugby Sevens masculino. O torneio nacional está marcado para acontecer entre os dias 06 e 14 de dezembro (sábado / domingo), na cidade de São Paulo.