O dia de sábado (12) se tornou marcante para o Xavantes, equipe da Universidade Federal de Goiás (UFG), que alcançou um enorme feito. No caso, os azuis venceram a Taça Cerrado de rugby sevens (com sete jogadores), que ocorreu no campo da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da UFG. Com a conquista, o time goiano se classificou para a fase regional do evento, que pode levar ao Campeonato Brasileiro.
Mais do rugby goiano:
Goiânia Rugby vence a estreia em casa na Copa Centro-Oeste 2025;
Xavantes UFG vence tradicional torneio universitário em São Paulo
Além disso, o Xavantes fez uma campanha invicta na competição, com três vitórias e um empate. Na estreia, a equipe derrotou o conterrâneo Goiânia Rugby por 19×7, e depois, venceu o Truvão, também de Goiás, por 26×5. Logo em seguida, os azuis bateram o Uberlândia pelo placar de 28×17, e no 4º e último duelo, empataram com o Sem Fronteiras, de Brasília, em 19×19.
Pelo alto desempenho em campo, o Xavantes ainda ficou com o prêmio de “atleta destaque” do torneio, concedido a Lucas Sandrini. Agora, a equipe da UFG se prepara para disputar o qualificatório regional, que será entre 30 e 31/08 (sábado e domingo), na capital federal.
Vale destacar que, em 2024, os azuis também ganharam a vaga, mas por falta de apoio, não conseguiram participar do campeonato. Por fim, o Brasileiro está previsto para ser jogado no mês de dezembro, nos dias 06 e 07, ou 13 e 14 (dois sábados e dois domingos), em São Paulo.