O Projeto Alto Nível, de Anápolis, está próximo de completar dez anos e já experimenta bons resultados no alto rendimento. Fundado em 2015, com apenas quatro atletas, tornou-se também associação esportiva e, no Campeonato Goiano de Atletismo, já colheu conquistas.
No adulto, a equipe anapolina conquistou ouro dos 5 mil metros com Pablo Fagundes e ouro e prata dos 10 mil metros com Deusiney Rodrigues e Paulo Richard de Moura. Na base, vieram também títulos no sub-23.
Mais do atletismo
Veja os campeões do estadual sub-23 e sub-18
Técnico e fundador, Wellington Machado lembra que o projeto começou com quatro atletas e, antes da pandemia, chegou aos 15. Depois do retorno dos treinos, a associação buscou o profissionalismo. “Hoje temos atletas profissionais campeões goianos no adulto e agora no sub-23. A equipe veio crescendo, hoje é federada”, ressalta.
São dois focos diferentes. O primeiro é atender as pessoas que têm no atletismo um hobby. O outro é treinar aqueles que querem competir no alto rendimento. “Nossa intenção é revelar talentos”, frisa Machado.
O treinador comemora os bons resultados e lembra que os campeões do Goiano Adulto estarão no Troféu Brasil de Atletismo Master, neste semestre, última grande competição para o Alto Nível. “Também participamos de várias corridas de rua e muitos atletas estarão em maratonas”, ressalta.
O Projeto Alto Nível também mantém uma iniciação esportiva gratuita. As aulas ocorrem todas as terças-feiras, no Kartódromo Internacional de Anápolis. Não há custo para a participação.