O novo presidente da Federação Goiana de Boxe (Febeg) é de uma das famílias mais tradicionais da modalidade. Nilton Freitas é irmão de Popó, maior boxeador da história do país, e agora quer colocar todo o know-how à disposição dos atletas do estado para elevar o nível.
Nos próximos anos, o dirigente promete trabalho árduo nas categorias de base para atingir a ousada meta de sua gestão: ter goianos na equipe nacional olímpica. “Nosso foco maior é transformar Goiás numa potência do boxe, como a minha terra. Cuba do Brasil é a Bahia. Quero colocar a gente igual. Estamos pegando muitos atletas infantil, juvenil e cadete. Daqui quatro anos queremos ter atletas de ponta na seleção olímpica. Esse é meu objetivo”, disse ao EG.
Mais das lutas
Goiana perde por decisão dividida no LFA
O boxe olímpico não é a única meta, mas também formar para o profissional. De todo modo, para alavancar os goianos, ressalta o presidente da Febeg, o foco precisa ser na base. “Se a gente não começar com o infantil, não temos como chegar forte no profissional. A gente vai trabalhar com o profissional sim”, destacou.
Natural de Salvador, Nilton Freitas não nega a origem baiana, mas adotou Goiás como seu estado de coração. Ele esteve em terras goianas pela primeira vez há mais de duas décadas e, agora, quer retribuir o carinho que recebeu.
“Sou nascido e criado em Salvador, mas meu estado se chama Goiás. Agradeço aos goianos por terem me abraçado. É uma nova etapa de minha vida. Já passei por várias e vou vencer mais uma. A gente vai crescer muito aqui”, frisou.
Freitas formou uma equipe com outras 15 pessoas de confiança e comemorou a nova estrutura do boxe goiano. De acordo com ele, depois de plantar a semente anos atrás, “agora é hora de colhê-la como presidente da federação.”