A goiana Ana Helta se sagrou campeã panamericana master de basquete. Com a seleção brasileira feminina, ela venceu a Argentina na grande final pelo placar de 57 a 53. A competição aconteceu entre os dias 18 e 26 de março, na cidade de Paraná, na Província de Entre Ríos, na Argentina.
Natural de Goiânia, a atleta disputou a competição na categoria de 45 anos e venceu todas as cinco partidas com a seleção brasileira. A competição reuniu 14 países, em idades que variam de 30 a 75 para o masculino e de 40 a 70 para o feminino. Confira os resultados da categoria de 45 anos:
Mais do basquete goiano
Goiana representa o Brasil no Panamericano Master de basquete
A atleta faz parte da equipe de Goiás do Ladies Basketball e nacionalmente atua pelo time paulista do UVB (União dos Veteranos de Basquete), onde foi tricampeã brasileira. Ana foi a única goiana convocada para disputar o torneio e revela o sentimento de vencer as rivais argentinas dentro de sua casa.
“A sensação é ímpar em conquistar um título internacional representando o meu país, e mais feliz ainda pela conquista ter sido em cima da Argentina, um grande rival no basquetebol. Essa felicidade se torna maior ainda por ter sido a única goiana a integrar a Delegação Brasileira no Panamericano na Argentina, o que demonstra peso e responsabilidade ainda maiores. Sem dúvida alguma todo o meu esforço, sacrifício e dedicação valeram a pena”, disse Ana.
A atleta também externou a alegria com a conquista e lembrou das dificuldades, especialmente com a distância dos familiares.
“Não há como mensurar o tamanho da alegria em realizar este sonho, só tenho mesmo é que agradecer ao Espírito Santo por ter sempre me guardado, me guiando e me protegido o tempo todo e à minha família, que mesmo sabendo do período que ficaríamos distantes, sempre me apoiaram”, pontou a jogadora.
Ana Helta agora se prepara para o Mundial, em Orlando, nos Estados Unidos, e o Panamericano, em Yucatán, no México.
Veja os resultados
Primeira fase
. Brasil 66×59 Equador
. Argentina C 28×77 Brasil
. Brasil 74×43 Bolívia
Semifinal
. Brasil 63×41 México
Final
. Argentina A 53×57 Brasil