Na classe S9 dos 50m livre da natação, nas Paralimpíadas de Tóquio, os dois goianos integrantes da modalidade masculina não conseguiram se classificar à final para a disputa de medalhas. Ruiter Silva (foto) e Vanilton Filho ficaram pelo caminho após terminarem as suas baterias em 16º e 18º lugares, respectivamente.
Mais dos goianos em Tóquio
Tênis de mesa: goianas se despedem no individual feminino
Goianas brilham e Brasil estreia com vitória no vôlei sentado
Foram disputadas quatro baterias na categoria. A primeira tinha três atletas, a segunda possuía sete, a terceira também contou com sete e a quarta apresentou oito. Os dois goianos surgiram na terceira bateria. Ruiter teve um tempo de 26.70s e finalizou em quinto lugar. Vanilton, por sua vez, ficou com 26.99 e terminou na sétima posição.
De acordo com o regulamento, apenas os oito melhores no total, entre 25 nadadores, conseguiriam vaga na decisão. No geral, Ruiter ficou na 16ª colocação, com Vanilton aparecendo em 18º. O outro representante brasileiro na classe S9 dos 50m livre, Gabriel de Souza (natural do Pará), acabou ficando em 19º lugar. Infelizmente, nenhum deles conseguiu passar para a final.