No último final de semana, foi realizado no Parque Municipal Odilon Soares, em Goiânia, o 1º Campeonato 3×3 de Basquete. No total, 34 equipes de quatro categorias diferentes estiveram presentes entre os integrantes. Na modalidade feminina, o Vale Team terminou em terceiro lugar e representou as diversas formas de orgulho.
Mais do basquete
Veja resultados do 1º Campeonato 3×3 de Basquete
Vila Nova/AEGB é campeão da Copa Goiânia
O Vale Team apresentou um pioneirismo no torneio dos últimos sábado (31) e domingo (1). Inicialmente, a competição teria apenas times masculinos. Porém, as portas foram sendo abertas para a modalidade feminina. O Liberty foi o primeiro a enviar a ficha de inscrição, mas o Vale Team já havia confirmado presença.
“O nosso técnico (Vinicius Aires) colocou o folheto de anúncio no grupo geral de basquete da UFG, aí perguntei se teria feminino. Depois de conversar com a organização, eles disseram que haveria se tivessem inscritos, então tentamos movimentar o máximo que conseguimos de meninas para ir”, afirmou Gabryela Faria, jogadora da equipe, ao EG.
Os primeiros passos
Na sequência, foi iniciada a montagem de um time para disputar o 1º Campeonato 3×3 de Basquete. Gabryela destaca que houveram mais atletas interessadas em participar do grupo em que ela estava, e acabaram integrando outras equipes para assim possibilitar a disputa da categoria feminina.
No total, outros quatro times jogaram na categoria feminina do torneio: Liberty, Space Smile, Quirinópolis e Dream Team.
A formação do quarteto
Desta forma, o quarteto final do Vale Team foi formado por Gabryela, Rafaela Santana, Rafaela Soares e Bruna Pereira, todas da UFG. Segundo Gabryela, sempre são quatro atletas no máximo em um time. Houveram equipes na competição com apenas três, mas isso pode complicar o rendimento.
“É muito puxado jogar só com três. Apesar de ser só 10 minutos, o jogo é bastante movimentado, então sair, observar o jogo e beber água é importante para minimizar os erros cometidos pelo cansaço durante a partida”, justificou.
A origem do nome
O passo seguinte? Definir o nome da equipe que participaria das disputas no Parque Municipal Odilon Soares.
“O time foi criado para esse campeonato e a primeira que chamei foi a Rafaela Santana, que é minha namorada. […] Ela sugeriu o nome ‘Vale Team’ já que todas somos LGBTs”, explicou Gabryela. A equipe terminou o 1º Campeonato 3×3 de Basquete na terceira colocação, faturando medalhas de bronze.
Futuro do Vale Team
Sobre o futuro da equipe, há uma certa indefinição. Entre os dias 28 e 30 de agosto, será disputada a classificatória para a próxima fase do nacional 3×3, com a categoria feminina já confirmada. As garotas do Vale Team tentarão conciliar o torneio com os Jogos Universitários Goianos (JUGs), ainda sem data totalmente definida, mas que devem acontecer na penúltima semana deste mês.