Está chegando o grande momento. Neste domingo (16), a partir das 16h, Grêmio Anápolis e Vila Nova iniciam suas jornadas na decisão do Campeonato Goiano de 2021. No Jonas Duarte, as duas equipes vão travar uma final inédita na história do estadual, com o jogo da volta marcado para o dia 23 de maio, no OBA.
Mais do futebol goiano
Técnicos dos finalistas já passaram pelo mesmo clube
Para alcançar artilharia, atacantes precisarão marcar o dobro
Na primeira fase do Goianão de 2021, os dois finalistas ficaram em segundo lugar nas suas respectivas chaves. No Grupo A, o Grêmio Anápolis ostentou uma campanha de 17 pontos (cinco vitórias, dois empates e três derrotas), ficando atrás apenas do Atlético. No Grupo B, o Vila Nova somou os mesmos 17 pontos (com exatamente a mesma campanha do GEA, mas com um gol a menos de saldo), sendo vice da Aparecidense.
Nas quartas de final, a Raposa empatou com o Iporá na ida, mas venceu na volta e garantiu vaga na etapa seguinte. O Tigre, por sua vez, bateu o Anápolis nos dois jogos. Nas semifinais, o Grêmio derrotou o Dragão na ida e perdeu na volta, mas se classificou nos pênaltis. O Vila empatou com a Aparecidense na ida e triunfou na volta, carimbando assim sua passagem para a decisão.
Desfalques
Pelo lado do Tigre, o único desfalque é o zagueiro Walisson Maia, expulso no último confronto perante o Camaleão. Em compensação, Saimon volta após ter sido expulso no duelo anterior contra a mesma Aparecidense. No lado da Raposa, o lateral esquerdo Igor está machucado e não joga. O zagueiro Luizão e os atacantes Jair e Matheus Porto também não podem atuar por força de contrato, pois pertencem ao Vila Nova.
Retrospecto
De acordo com o portal Futebol de Goyaz, Grêmio Anápolis e Vila já se enfrentaram 18 vezes na história. O time de Goiânia venceu dez duelos, enquanto a equipe de Anápolis ganhou em seis oportunidades, além de dois empates. Os últimos dois encontros entre os clubes aconteceram no Goianão de 2020. Naquela edição do estadual, cada um triunfou uma vez, e pelo mesmo placar: 1 a 0.