spot_img
5.6 C
New York
sábado, abril 26, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
InícioMais EsportesAquáticos3ª edição do Torneio Dona Marilza Baía acontece no sábado (26), em...

3ª edição do Torneio Dona Marilza Baía acontece no sábado (26), em Goiânia; veja o cronograma

Durante os turnos da manhã e da tarde de sábado (26), o Sesi Multiparque (Ferreira Pacheco), em Goiânia, terá muita ação nas piscinas. Isso porque nesse período, vai ser realizada a 3ª edição do Torneio Dona Marilza Baía, das 08h às 12h, e das 13h às 17h. O nome da competição, inclusive, é uma homenagem à ex-secretária executiva da Federação Aquática de Goiás (FAGO).


Mais da natação goiana:
Confira os resultados do 5º Torneio Carlos Jayme de natação, que também foi em Goiânia;
Relembre o calendário da FAGO para a temporada de 2025

No total, foram inscritos 92 atletas, divididos entre seis equipes goianas e uma do Distrito Federal. Dentro das águas, as categorias em disputa serão a Mirim (incluindo a Pré-Mirim) e a Petiz. Em cada turno do campeonato (manhã e tarde), haverá nove provas, totalizando 18. No caso, as primeiras devem começar a partir das 09h20, e as demais, desde às 14h30.

- Anúncio -
QUEM FOI DONA MARILZA BAÍA?
Foto: Cortesia / FAGO – arquivo pessoal

Natural da cidade de Mossâmedes, Marilza Alves Baía começou sua jornada profissional no campo da educação, ensinando Língua Portuguesa. Porém, em 1981, ela deu início à trajetória dentro do ramo esportivo, pois ingressou na Fundação Estadual de Esportes, com sede no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Todavia, dois anos depois (1983), Marilza resolveu focar no desenvolvimento da FAGO.

Na federação estadual, ela permaneceu ativa até 2006, ou seja, por mais de duas décadas. Seu afastamento, no entanto, veio no ano citado, para tratar da própria saúde. Enquanto foi secretária executiva da FAGO, Marilza organizou inúmeros torneios, abrigou muitos atletas e contagiou positivamente o ambiente ao redor, sempre com muito carinho, zelo e profissionalismo no que fazia.

Mãe de três filhos (Jânderson, Milleanne e Kellyanne), ela veio a falecer em 2011, mas já havia deixado um legado muito bonito. Por isso, como forma de homenagem, a FAGO criou um campeonato intitulado com o nome de Dona Marilza Baía. No caso, ele abriga as categorias Mirim e Petiz para incentivar os mais novos a seguirem grandes caminhos dentro das águas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 3ª EDIÇÃO DO TORNEIO DONA MARILZA BAÍA:

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Threads, Bluesky, Twitter, Instagram, e Youtube.
Matheus Oliveira
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Goiás, integrante do Doutores da Bola - UFG, apaixonado por esportes e estagiário do Esporte Goiano.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!