2017 foi de consolidação para o Taekwondo goiano. Com vários atletas se destacando, em torneio nacionais e internacionais, a Federação estadual da modalidade avalia o ano como muito positivo.
Durante a temporada, foram disputadas seis etapas do Campeonato Goiano, sendo três como seletivas para o Brasileiro e três como seletivas para a Copa do Brasil. A capital também sediou o Campeonato Centro-Oeste e os Jogos Universitários Brasileiros, em que os atletas do Estado levaram quatro medalhas. A modalidade se fez presente também nos Jogos Abertos, disputados em Itumbiara.
Avaliações muito positivas
Ricardo Favorito, presidente da FGTKD, concedeu entrevista ao Esporte Goiano e fez uma análise do último período e já projeta o ano que se inicia. “Participar intensamente de tudo isso, como dirigente e atleta, é a realização de um sonho. Estou muito feliz. Foi um ano espetacular, com muitos campeões brasileiros infantil, juvenil, adulto e master, entre outras categorias. Pela primeira vez, tivemos um atleta como representante, com vez e voz em todas as decisões da Federação Goiana de Taekwondo. O Thiago Eliandro foi eleito pelos próprios lutadores”.
“Vencemos o troféu de campeão geral na Copa Brasil, que foi o último evento do ano. É um feito inédito e hoje somos o Estado a ser batido. Esperamos nos organizar mais em 2018 para conquistar mais títulos e resultados de expressão. Desejamos ter ainda mais apoio do Governo, que ajudou muito em 2017, com Pró-Esporte e Pró-atleta”, concluiu Favorito.
Outro que comemora bastante os resultados obtidos é Edgar Guimarães. O treinador da Seleção Goiana de TKD acredita que 2017 foi o melhor ano da modalidade para Goiás.
“Foi um ano de glórias, o melhor de todos, para o Estado, com muitos atletas se destacando, não só nacionalmente, mas também internacionalmente. Contamos com apoios importantes dos programas (Pró-Esporte e Pró-Atleta), que ajudaram a viabilizar viagens e participações dos goianos”, lembra.