A lista dos 253 atletas convocados para representar o Brasil nas Paralímpiadas de Tóquio foi divulgada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A competição, que começa na capital japonesa no dia 24 de agosto, terá 14 goianos.
Mais esporte goiano:
Dojô Kanashiro vence estadual de Karatê pela 10ª vez consecutiva
Goiana conquista prata no Beach Tennis do JUBs
Além disso, quatro atletas “goianos por adoção” estão nos Jogos. O paranaense Andrey Muniz de Castro (de Apucarana) representa o Goiás EC no Tiro com Arco. Também atuam por clubes goianos as atletas Pamela Pereira (Balsas/MA), Luiza Fiorese (capixaba de Cachoeiro de Itapemirim) e Camila de Castro (carioca), do vôlei sentado. O trio defende a Associação dos Deficientes de Aparecida de Goiânia (ADFEGO). O treinador paraibano (de Picuí) José Guedes, também do vôlei sentado, é outro representante da ADFEGO.
Em sete das vinte modalidades com atletas brasileiros, Goiás estará representado: Atletismo (Um atleta), Bocha (Um competidor), Ciclismo (Um), Natação (Dois), Tênis de Mesa (Dois), Tiro com Arco (Três, incluindo um treinador) e Vôlei Sentado (Três).
São doze atletas goianos, somados ao treinador Henrique Junqueira, do Tiro com Arco, e ao médico Marcelo Machado Arantes. Veja abaixo.