5.6 C
New York
sábado, maio 18, 2024
InícioFutebolVila NovaCartilha do Vila Nova tenta amenizar perda na parte física dos atletas

Cartilha do Vila Nova tenta amenizar perda na parte física dos atletas

A cartilha do preparador físico do Vila Nova, Leonardo Bassotto, inclui séries de exercícios em casa para que os atletas minimizem a perda de potência durante a paralisação por tempo indeterminado da temporada de futebol.
Segundo Basotto, a recomendação inicial previa treinos em academias. Contudo, como os estabelecimentos foram fechados por decreto, a rotina de exercícios precisou ser aplicada em casa.
Segundo o preparador físico, é impossível manter a mesma intensidade dos trabalhos de temporada. Por isso, o treino tenta minimizar a perda de capacidade.
– Não tem como termos ganhos, pois vínhamos do meio de uma temporada competitiva, com um nível de treinamento bem intenso. Em casa, sem acompanhamento, dificilmente conseguiremos ter algum acréscimo. O intuito é mesmo atenuar a perda de massa muscular e condicionamento geral. Essa indicação de trabalho visa mais a parte muscular, mas também tem o trabalho cardiovascular – explicou.
Segundo ele, após o fim da paralisação, o Tigre viverá novamente uma pré-temporada. “De qualquer maneira, quando a gente retornar os trabalhos, vamos iniciar quase que do zero um trabalho de pré-temporada”, esclarece.
Alimentação
Na parte alimentar, a nutricionista do clube, Núbia Melo, conta que a orientação é evitar a ingestão de gorduras e açúcar e estimular o consumo de saladas e frutas. “Tem que evitar alimentos  mais calóricos e ricos em gorduras, como frituras e carnes gordas. Diminuir consumo de açúcar e doces para minimizar o excesso calórico e evitar o peso gordo. Aumentando o peso gordo, o rendimento é diminuído. O ideal é dar preferência à comidas caseiras, consumo de saladas e frutas”, destaca.
O retorno dos trabalhos no clube está previsto para o início de abril. No entanto, ainda é incerta a continuação do Campeonato Goiano, bem como o início da Série C, já que a CBF suspendeu todas as competições nacionais em andamento em virtude da pandemia de Covid-19.
Rafael Tomazeti
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Fã de esportes e apaixonado pelo estado de Goiás. Trabalhou na Rádio Universitária 870 AM, TV UFG, Rádio 730/Portal 730, Jornal Diário do Estado, Diário de Goiás e Rádio BandNews.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P