A jovem mesatenista goiana, Yumi Iwamoto, conquistou mais um título marcante na carreira, dessa vez na cidade de Uberlândia. Na ocasião, a atleta, de apenas 12 anos, representou o Sesi Planalto e venceu a Série Ouro dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, na quinta-feira (09). Todas as partidas aconteceram no Itororó Park Club.
Mais das raquetes goianas:
Jovem promessa também conquistou medalhas no último Pan-Americano sub-13;
Guto Miguel faz campanha histórica no US Open Juvenil 2025
No campeonato, Yumi competiu com outras 16 mesatenistas da categorias sub-14. Dentre elas, estava Fernanda Oliveira, também goiana. Na estreia, Iwamoto derrotou a alagoana Emily Correia, por 3×0. Depois, nas quartas de finais, a vitória veio diante de Anna Cibelly, do Maranhão, pelo mesmo placar.
Nas semifinais, em um grande jogo contra Valentina Saravi, do Mato Grosso do Sul, a goiana levou a melhor, vencendo por 3×2. Já na grande final, o resultado se repetiu contra a vice-campeã Alice Barros, do Maranhão. As parciais da decisão foram 7×11, 5×11, 13×11, 11×9 e 11×4.
“É um feito inédito para o tênis de mesa feminino de Goiás, algo absolutamente espetacular! Eu, como mãe e fã número um, estava muito emocionada, especialmente quando a vi reverter o jogo decisivo. Ela estava perdendo de 2×0 na final, e conseguiu empatar e, depois, virar o placar, mostrando garra e uma disciplina incrível. Não falo nem da minha filha, e sim da minha atleta, que treina de domingo a domingo, e tem o foco total em chegar às Olimpíadas. Este título inédito no JEBs é a prova de que tudo isso vale a pena”, destaca Márcia Rodrigues, mãe de Yumi Iwamoto.
Agora, Yumi se prepara para a Copa Brasil, que acontece no Colégio Estadual da Polícia Militar Vasco dos Reis, em Goiânia. O Brasileiro, inclusive, ocorre de 17 a 19 de outubro (sexta-feira até domingo). Nele, a goiana vai competir no sub-13, sub-15 e na absoluto A. Posteriormente, a campeã do JEBs faz sua estreia internacional nos Jogos Escolares Sul-Americanos, que acontecem em Assunção, no Paraguai, em dezembro.
Confira o boletim oficial do tênis de mesa no JEBs 2025;