A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou o ranking dos melhores árbitros de 2024. Na lista oficial, o goiano Wilton Pereira Sampaio (43 anos), natural de Teresina de Goiás, aparece entre os dez melhores colocados, na 10ª posição. Além dele, o paulista Raphael Claus também representa o Brasil na pesquisa, e ocupa uma colocação acima (9ª).
Mais do futebol goiano:
Atlético-GO recebe proposta de clube japonês por atacante
Inhumas acerta contratação, por empréstimo, de goleiro do Grêmio Anápolis
Na temporada atual, Wilton Pereira Sampaio apitou 45 partidas oficiais. Dentre os jogos, 19 foram na Série A; oito no Goianão; três na Libertadores, Copa do Brasil e Eliminatórias da CONMEBOL; dois na Copa Sul-Americana; e um na Copa América, Série B, Série C, Série D, Liga Árabe (Arábia Saudita) e em duas competições dos Emirados Árabes Unidos.
Durante a carreira, Wilton foi nomeado para apitar as finais de três edições da Copa do Brasil (2012, 2019 e 2022). Além disso, ele também trabalhou em outros campeonatos de grande relevância, como o Mundial de Clubes e, por duas vezes, na Copa do Mundo. Na ocasião, ele esteve na Rússia (2018) como auxiliar do árbitro de vídeo (AVAR), e no Catar (2022), foi o árbitro principal em quatro duelos (dois na fase de grupos, um nas oitavas e um nas quartas de finais).
Na década passada, Wilton conquistou dois grandes marcos na carreira profissional. Em 2012, ele foi eleito o melhor árbitro do Brasileirão, e em 2013, ingressou no quadro de juízes oficiais da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
CONFIRA OS DEZ MELHORES COLOCADOS NO RANKING DA IFFHS EM 2024:
- 1º – François Letexier (França, 129 pontos);
- 2º – Slavko Vincic (Eslovênia, 86 pontos);
- 3º – Daniele Orsato (Itália, 74 pontos);
- 4º – Clement Turpin (França, 47 pontos);
- 5º – Michael Oliver (Inglaterra, 42 pontos);
- 6º – Felix Zwayer (Alemanha, 41 pontos);
- 7º – Szymon Marciniak (Polônia, 31 pontos);
- 8º – Anthony Taylor (Inglaterra, 28 pontos);
- 9º – Raphael Claus (Brasil, 25 pontos);
- 10º – Wilton Pereira Sampaio (Brasil, 13 pontos).