O Vultures jogará a final do Campeonato Goiano pelo terceiro ano consecutivo. Na noite desta sexta-feira (4), pela semifinal do estadual, o time anapolino repetiu a vantagem de 75 pontos da primeiro quadrangular sobre o Retorno Basquete Goiás (RBG) e derrotou o selecionado da Federação Goiana de Basquete (FGB) por 138 a 63, no Carlos de Pina.
A vantagem é a mesma do primeiro duelo entre os dois, mas esta foi a maior pontuação de um time no Campeonato Goiano pelo menos nas últimas quatro temporadas. Na segunda rodada, o Vultures havia vencido o RBG por 136 a 61.
Os anapolinos aguardam agora o vencedor do confronto entre Vila Nova/AEGB e Goiânia. A bola sobe para o duelo neste sábado (5), às 19h30, no Rio Vermelho. Se o Tigre vencer, a final será no domingo (6), na capital, às 16h. Se der Galo, a decisão muda para Anápolis, também no domingo, mas sem horário definido.
Mais do basquete
Confira a tabela e a classificação completas
Antes da partida começar, o técnico Azemar Torres já deu o tom. “Vamos jogar com intensidade os 40 minutos”, disse na última reunião com os atletas. E foi nesse espírito que o Vultures começou. Com uma marcação implacável e impecável no garrafão e nos arremessos de três, os anapolinos fizeram 40 a 6 no primeiro período.
Atordoado, o Retorno Basquete Goiás demorou para ir à cesta. Se aproveitando das faltas dos abutres e da precisão de Murilo da linha de lance livre, o selecionado da federação conseguiu somar alguns pontos. Do outro lado, porém, embora menos intenso, o Vultures tinha a precisão de José Carlos, Italo e Vieira, que encaçapou três bolas da linha de três em seguida.
Para piorar a situação do RBG, o técnico e vice-presidente da FGB, Fernando Duran, foi excluído ao receber duas faltas técnicas por reclamação com a arbitragem.
No terceiro período, o Vultures teve seu momento de maior oscilação e falhou na conclusão dos ataques. A defesa cometeu muitas falas e viu a diferença, que foi de 61 pontos, cair para 53 em determinado momento.
Os últimos dez minutos reservaram muitos pontos, uma bela ponte aérea de Italo para Alef, enterradas e três exclusões, sendo Lucão e José Carlos pelo lado do Vultures e uma pelo RBG. Todos deixaram a quadra após terem cometido a quinta falta.
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.