O Vila Nova lutou, lutou, mas não venceu novamente. O Tigre empatou por 1 a 1 com o Oeste na noite desta quarta-feira (20), no Estádio Serra Dourada. Com este resultado, o Vila termina a Série B sem vencer uma partida sequer no Serra, e está praticamente rebaixado para a Série C. Se o Londrina vencer o lanterna São Bento amanhã, o colorado goiano se encaminha para a terceira divisão matematicamente.
Mais do Tigrão
-> Veja como foi o jogo
O colorado termina a competição contra o Cuiabá, no Mato Grosso, a priori daqui a dois sábados (30). A partida acontecerá na Arena Pantanal, no estado vizinho de Goiás. O Oeste, por sua vez, ainda não se livrou do rebaixamento, mas tem boas chances. Na última rodada, enfrenta o ameaçado Criciúma, em Barueri. Com o jogo de hoje, o Vila soma agora 36 pontos, na 19ª colocação.
Tudo desandou no final
O primeiro tempo no Serra Dourada terminou da pior forma possível, melancolicamente. Se no início, na jogada de Gustavo Henrique que pressionava a saída de bola do Oeste, já dava para ver um Vila ligado, no término só foi possível ver os atletas cabisbaixos e incrédulos com a situação do clube.
Mas antes de tudo isso, o Tigre tentou. E tentou muito. Mas sempre parava nas suas próprias limitações ou no bom goleiro Matheus Cavichioli, do Rubrão. Bem no início, Robinho deixou o pé para ser tocado por Caetano dentro da área, simulou e levou cartão amarelo. A torcida ficou na bronca, mas a decisão da arbitragem foi acertada.
Pouco depois, logo após rebatida, Robinho arriscou de canhota da entrada da área e Matheus faz a ponte para fazer excelente defesa para salvar o Oeste. Foi a melhor chegada do Tigre na primeira etapa. Jussani teve excelente oportunidade, mas mudou seu estilo na hora de cobrar falta da intermediária e bateu colocado. A finalização bateu na barreira do Rubrão.
O colorado goiano, desesperado pela vitória, era nervoso no confronto. Ramón lançou para Robinho na direita, que soltou no meio, em contra-ataque, para Gustavo Henrique. O centroavante arriscou de longe, de qualquer maneira, e isolou. O rubro-negro paulista chegava com mais qualidade. Thiaguinho tabelou com Matheus Jussa e soltou uma bomba de longe. A bola desviou em Wesley Matos no caminho e Rafael Santos reagiu rápido para pular no canto esquerdo e defender.
Melhorou e levou gol
Na reta final, o Vila viveu seu melhor momento na primeira metade. Capixaba recebeu na direita, puxou para o meio e, da meia-lua, arriscou. O goleiro Matheus Cavichioli defendeu com as pontinhas dos dedos e jogou para escanteio em lance parecido ao de Robinho, no início.
Imediatamente na sequência, depois de sobra de escanteio, Edinho ficou com a redonda na esquerda e cruzou com precisão na área. Gustavo Henrique chegou livre para cabecear e mandou no travessão paulista.
Porém, como tem sido costume nos jogos do Vila no Serra, foi o visitante que abriu o marcador. Aos 47, Élvis tocou de cavadinha para Fábio, que invadiu a área. O centroavante tocou na saída do goleiro Rafael Santos e marcou. Foi o 14º gol dele na Série B, agora vice-artilheiro da competição.
Seguiu o drama do Vila, mas reagiu
No início da segunda etapa, o Oeste aproveitava o total nervosismo dos goianos. Élvis recebeu na entrada da área em contra-ataque e arriscou. A bola pegou em Jussani e foi para escanteio. Por pouco o time paulista não ampliou. Em seguida, Mazinho aproveitou sobra e chutou forte. A bola parou na defesa novamente.
Depois foi a vez do Tigre chegar. Ramón lançou Jeferson na direita, que cruza na área. Por pouco Gustavo Henrique não chegou e a pelota ficou nas mãos de Matheus Cavichioli. E o Vila estava mesmo conseguindo reagir diante das adversidades. Na sequência, depois de cruzamento de Elias da esquerda, Jussani cabeceiou muito mal, sozinho, e mandou para fora.
E, enfim, o Tigrão conseguiu achar o empate que já impediria o rebaixamento na noite de desta quarta (20). Elias aproveitou sobra, dominou na entrada da área e chutou rasteiro, no canto direito de Cavichioli. Desta vez não teve chances de defesa para o goleirão rubro-negro.
E o Vila teve chance de ouro pouco tempo após conseguir o seu gol. Quase na risca da grande área, Jussani soltou uma bomba no meio do gol e Cavichioli conseguiu outra defesa para salvar o Oeste em mais uma oportunidade.
Nos instantes finais, o Tigrão seguiu guerreiro. Aos 43, Elias alçou bola na área e Edinho cabeceou para excelente defesa de Matheus após cobrança de falta. No rebote, Elivélton tinha tudo para empurrar para as redes. Porém, o mesmo Edinho caiu sobre a bola e o zagueiro chutou o próprio companheiro para perder excelente chance. Foi o retrato do Vila Nova na Série B, que não conseguiu reagir totalmente e a partida terminou em 1 a 1.