O Vila Nova escreveu mais um capítulo heroico da sua história neste sábado (11). Depois de estar perdendo por 4 a 0 para o Cuiabá, fora de casa, na Arena Pantanal, o time goiano buscou a reação, e, apesar do revés por 4 a 2 no tempo normal, eliminou o Dourado por 4 a 2 nas penalidades.
O Tigrão segue para enfrentar o Paysandu na decisão do título. Quem vencer garante vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2025. Enquanto aguarda a definição das datas, os colorados voltam a campo na terça-feira (14), contra o Novorizontino, no OBA, pela Série B.
Mais do Tigrão
Reveja o jogo na íntegra
O Vila Nova foi completamente envolvido pelo Cuiabá no primeiro tempo. O Dourado fez o que quis com a bola e criou chances claras. A primeira aproveitada foi por Lucas Fernandes, que entrou livre na área e tocou na saída de Dênis Júnior. O segundo gol pareceu uma repetição do primeiro. Novamente a bola veio pela esquerda, mas quem concluiu foi Isidro Pitta, para obliterar a vantagem colorada.
Mesmo com 2 a 0 no placar, o time da casa seguia atacando e acertou a trave. Do outro lado, Pasinato foi exigido apenas uma vez. O domínio mato-grossense se converteu, ainda no primeiro tempo, em virada no agregado, depois de Allyson cabecear para as redes e fazer o terceiro. O Dourado ainda balançou as redes outra vez, mas o assistente viu impedimento de Pitta.
Na etapa final, o Tigre esteve mais ajustado e evitou várias das bolas nas costas pelas laterais. Do outro lado, o Cuiabá se armou para os contragolpes e logo ampliou. Aos 16, Pitta recebeu livre e, na cara do goleiro, fez o quarto. André Luís e Pitta finalizaram com perigo e quase anotaram o quinto.
Quando tudo já parecia perdido, Juan Christian, aos 26, invadiu a área sozinho pela ponta direita e bateu no canto de Pasinato para descontar e ainda dar esperança aos goianos. O atacante, herói colorado, voltou às redes dez minutos mais tarde, numa batida da entrada da área e mudou a história do jogo. O Cuiabá ainda tentou o quinto gol, mas a defesa vilanovense resistiu.
Nas penalidades, Dênis Júnior parou Bruno Alves. Na sequência, apesar do erro Eric, o Vila contou com a folha de Ramon. Juan Christian voltou a aparecer e fechou a sequência garantindo a vaga colorada na final por 4 a 2.
Ficha técnica
Cuiabá 4 (2) x (4) 2 Vila Nova
Semifinal da Copa Verde
Data: 11 de maio de 2024
Horário: 19h
Local: Arena Pantanal; Cuiabá, MT
Árbitro: Maguielson Barbosa (DF)
Assistentes: Lehi Silva (DF) e Daniel Henrique Andrade (DF)
Amarelos: Luciano Naninho, Eric (VNO); Lucas Mineiro, André Luis, Bruno Alves (CUI)
Gols: Lucas Fernandes, aos 23’1T, Isidro Pitta, aos 29’1T e 16’2T, Allyson, aos 36’1T (CUI); Juan Christian, aos 26’2T, João Lucas, aos 36’2T (VNO)