A torcida do Vila Nova ganhou um belo presente no aniversário do clube. O Tigre bateu o Figueirense por 1 a 0, com um belo gol de Moisés, e assumiu a vice-liderança do Brasileirão Série B neste sábado, 29.
O oitavo triunfo no campeonato levou o time goiano para 29 pontos. O Vila se aproveitou das derrotas de Guarani e Juventude para ascender à segunda colocação.
Na próxima rodada, o time colorado recebe o Náutico, às 20h30, na terça-feira, 1. O jogo será com portões fechados no Serra Dourada. No sábado, 5, o Vila fecha o primeiro turno diante do Londrina no Estádio do Café.
Embate truncado
O Vila Nova quase não viu a bola na primeira etapa. Desde o início, os goianos deixaram claro que estavam em campo para achar uma bola e ser fatal. Pressionado, o Figueirense precisava atacar. Tentou, mas não foi bem sucedido.
A forte marcação colorada impedia que os catarinenses criassem jogadas de perigo. Quando os donos da casa encontravam algum espaço, o erro de passe matava o lance e deixava a torcida local impaciente.
No contra-ataque, o Tigre também não obteve sucesso. A principal válvula de escape era o veloz Mateus Anderson. Quando percebeu o espaço que o garoto tinha, Marcelo Cabo colou Marquinhos no jogador e matou qualquer possibilidade de gol do time colorado no primeiro tempo.
Golaço decide
O Figueirense voltou para a segunda etapa assustando. Ferrugem, que entrou no intervalo, soltou uma bomba de longe logo no primeiro minuto e tirou tinta do travessão de Luis Carlos. Parecia que o Furacão do Estreito ia dominar. Só parecia.
Aos três minutos, Moisés recebeu de Claudinei, olhou para o gol e viu Saulo adiantado. O atacante decidiu arriscar do meio da rua e foi muito feliz. O Profeta acertou o ângulo direito do arqueiro catarinense e jogou um balde de água fria no time alvinegro.
Depois do gol, a partida ficou como o Tigre queria. Pressionado e enfrentando protestos da torcida, o Figueirense se viu forçado a atacar. Com pouca organização, a equipe da casa não conseguia causar muitos sustos, e deixava o contra-ataque à disposição dos colorados. Aos 12, Moisés quase aproveitou para ampliar. Ele ficou com a bola limpa no contragolpe, mas finalizou em cima de Saulo. Mais tarde, foi Alan Mineiro que quase anotou.
O Furacão do Estreito chegou com perigo aos 25, quando Ferreira ficou com rebote na área e chutou. A bola desviou em Wesley Matos e, para a sorte goiana, saiu tirando tinta da trave de Luis Carlos. Com pouca inspiração e muitas vaias da arquibancada, só um milagre tiraria o Figueira do buraco. O milagre não veio e o Vila venceu mais uma na Série B.
Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro Série B – 17ª rodada – Figueirense 0 x 1 Vila Nova
Data: 29 de julho de 2017
Horário: 16h30
Local: Estádio Orlando Scarpelli; Florianópolis, SC
Árbitro: Emerson Ferreira (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva (MG) e Marcus Vinícius Gomes (MG)
Amarelos: Gastón Filgueira, Alemão, Luis Carlos (VNO); Ferreira, Zé Antônio, Marquinhos (FIG)
Gol: Moisés, aos 3’2T (VNO)
Figueirense: Saulo; Bruno Santos, Marquinhos, Ferreira e Julinho (Juliano); Dudu Vieira (Ferrugem), Zé Antônio e Renan Mota (Luidy); Robinho, Henan e Zé Love.
Técnico: Marcelo Cabo.
Vila Nova: Luís Carlos; Magno Silva, Alemão, Wesley Matos e Gastón Filgueira; PH, Claudinei, Alípio e Alan Mineiro (Fernando Medeiros); Mateus Anderson (Mateus Muller) e Moisés (Wallyson).
Técnico: Hemerson Maria* (*suspenso, Emerson Nunes comandou)