5.6 C
New York
domingo, outubro 24, 2021
Início Quadra Basquete Vale Team ostentou pioneirismo e orgulho LGBTQIA+ no Campeonato 3x3 de Basquete

Vale Team ostentou pioneirismo e orgulho LGBTQIA+ no Campeonato 3×3 de Basquete

No último final de semana, foi realizado no Parque Municipal Odilon Soares, em Goiânia, o 1º Campeonato 3×3 de Basquete. No total, 34 equipes de quatro categorias diferentes estiveram presentes entre os integrantes. Na modalidade feminina, o Vale Team terminou em terceiro lugar e representou as diversas formas de orgulho.

Mais do basquete
Veja resultados do 1º Campeonato 3×3 de Basquete
Vila Nova/AEGB é campeão da Copa Goiânia

O Vale Team apresentou um pioneirismo no torneio dos últimos sábado (31) e domingo (1). Inicialmente, a competição teria apenas times masculinos. Porém, as portas foram sendo abertas para a modalidade feminina. O Liberty foi o primeiro a enviar a ficha de inscrição, mas o Vale Team já havia confirmado presença.

- Anúncio -

“O nosso técnico (Vinicius Aires) colocou o folheto de anúncio no grupo geral de basquete da UFG, aí perguntei se teria feminino. Depois de conversar com a organização, eles disseram que haveria se tivessem inscritos, então tentamos movimentar o máximo que conseguimos de meninas para ir”, afirmou Gabryela Faria, jogadora da equipe, ao EG.

Vale Team Campeonato 3x3 Basquete 3
Foto: Luiz Augusto

Os primeiros passos

Na sequência, foi iniciada a montagem de um time para disputar o 1º Campeonato 3×3 de Basquete. Gabryela destaca que houveram mais atletas interessadas em participar do grupo em que ela estava, e acabaram integrando outras equipes para assim possibilitar a disputa da categoria feminina.

No total, outros quatro times jogaram na categoria feminina do torneio: Liberty, Space Smile, Quirinópolis e Dream Team.

A formação do quarteto

Desta forma, o quarteto final do Vale Team foi formado por Gabryela, Rafaela Santana, Rafaela Soares e Bruna Pereira, todas da UFG. Segundo Gabryela, sempre são quatro atletas no máximo em um time. Houveram equipes na competição com apenas três, mas isso pode complicar o rendimento.

Vale Team Campeonato 3x3 Basquete 2
Foto: Luiz Augusto

“É muito puxado jogar só com três. Apesar de ser só 10 minutos, o jogo é bastante movimentado, então sair, observar o jogo e beber água é importante para minimizar os erros cometidos pelo cansaço durante a partida”, justificou.

A origem do nome

O passo seguinte? Definir o nome da equipe que participaria das disputas no Parque Municipal Odilon Soares.

“O time foi criado para esse campeonato e a primeira que chamei foi a Rafaela Santana, que é minha namorada. […] Ela sugeriu o nome ‘Vale Team' já que todas somos LGBTs”, explicou Gabryela. A equipe terminou o 1º Campeonato 3×3 de Basquete na terceira colocação, faturando medalhas de bronze.

Futuro do Vale Team

Sobre o futuro da equipe, há uma certa indefinição. Entre os dias 28 e 30 de agosto, será disputada a classificatória para a próxima fase do nacional 3×3, com a categoria feminina já confirmada. As garotas do Vale Team tentarão conciliar o torneio com os Jogos Universitários Goianos (JUGs), ainda sem data totalmente definida, mas que devem acontecer na penúltima semana deste mês.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Luiz Felipe Mendes
Jornalista formado pela PUC Goiás. Amante de todos os esportes, especialmente futebol e futebol americano.
Anúncio

Últimas

Ao vivo: Aparecidense x ABC – ida da semifinal da Série D

Aparecidense e ABC duelam neste domingo (24), no Aníbal Toledo, em Aparecida, pelo jogo de ida das semifinais da Série D 2021....

Eduardo Souza não espera um Grêmio defensivo contra o Atlético-GO

O técnico do Atlético Goianiense, Eduardo Souza, destacou que não espera um Grêmio jogando na retranca nesta segunda-feira (25), às 20h, pela...

Na estreia da Superliga de vôlei, Goiás encara o Funvic Natal fora de casa

Funvic Natal e Goiás Vôlei duelam neste domingo (24), na abertura da Superliga 2021. O confronto ocorre na cidade de Natal, no...

Presidente do Goiás promete ingressos “baratos” e novidades; cadeiras foram liberadas

O presidente do Goiás, Paulo Rogério Pinheiro, por meio de suas redes sociais destacou que irá fazer uma grande promoção nos ingressos...

Mirando a parte de cima da tabela, Vila Nova busca vitória contra o Brusque fora de casa

Brusque e Vila Nova duelam neste domingo (24), às 20h30, no estádio Augusto Bauer, pela 32° rodada da Série B. O Tigrão...
Anúncio