O Aliança conquistou o primeiro turno do Campeonato Goiano de futebol feminino 2021. Mesmo com uma jogadora a menos desde o primeiro tempo – quando Cristiellen foi expulsa -, as aurinegras seguraram o empate por 1 a 1 com o Vila Nova, na casa colorada. Com saldo de gols melhor, garantiu o título da primeira metade do estadual. Tayane fez o gol do Aliança e Lorraine Caixeta, de pênalti, empatou.
Mais do futebol feminino:
Confira a classificação atualizada do torneio
Como foi o jogo entre Vila Nova x Aliança?
O tradicional embate entre Universo (agora em parceria com o Vila Nova) e Aliança foi, como de costume, tenso e bastante equilibrado. A equipe colorada teve uma grande chance aos 24 minutos, quando Samara saiu cara a cara com a goleira adversária, bateu de canhota e Cristiane salvou. Outras oportunidades vieram com Natyelle, em tentativa de lançamento para a área, e Nayane, em chute rasteiro de fora da área, salvo por Débora, na pequena área.
Aos poucos, o Aliança passou a chegar na área ofensiva e testar a improvisada goleira Juliana – que é atacante de origem e, com a ausência de Nuryah, foi escolhida para atuar no gol -. Dalila, em cobrança de falta, Idalana e Tayane tiveram boas chances. Aos 43 minutos, a capitã Dalila cobrou falta da direita e Tayane, de cabeça, balançou as redes: 1 a 0.
Já nos acréscimos do primeiro tempo, a volante Cristiellen chegou atrasada, cometeu falta em Caixeta – ex-Aliança e estreante no Vila -, e acabou expulsa, deixando o Aliança com uma jogadora a menos.
Segundo tempo agitado
A primeira chance da etapa final foi do Aliança, com arrancada de Janete pela direita. A atacante invadiu a área e bateu rasteiro cruzado, raspando a trave. Porém, no minuto seguinte, Jhulian foi derrubada por Thalita na área. Na cobrança do pênalti, Lorraine Caixeta bateu no meio do gol e deixou tudo igual: 1 x 1.
A improvisada Juliana ainda fez boas defesas, salvando faltas cobradas por Dalila. A goleira se envolveu no lance mais polêmico do confronto, quando dividiu com Thayna, aos 32, o árbitro Santiago Oliveira, nada marcou até que, na sequência do lance, Geovana pegou a sobra, invadiu a área e, quando ia finalizar, viu a jogada ser paralisada.
Na reta final do jogo, que durou até 51 minutos, o Vila Nova pressionou as adversárias, mas não conseguiu furar a bem postada defesa do Aliança. A melhor chance foi de Samara, em finalização de longe, mandando ao lado da trave. Melhor para as aurinegras, que comemoram bastante o empate, suficiente para confirmar o título do turno.
Com público
Cerca de 40 pessoas – entre familiares, amigas das atletas e torcedores – estiveram presentes no CT Toca do Tigre. Procurada pela reportagem, a Federação Goiana de Futebol – por meio da sua assessoria – informou que uma normativa autoriza a retomada do público também nos jogos amadores (como é classificado o futebol feminino goiano e as categorias de base), desde que sejam respeitados alguns protocolos.