A Anapolina é um dos quatro clubes classificados para a fase semifinal da Divisão de Acesso 2017. Apelidada de Xata, alusão por nas décadas passadas vencer as equipes grandes e tropeçar contra os pequenos, a Rubra fez uma boa campanha na segundona desta temporada ficando em 1º lugar do grupo B, 17 pontos conquistados com oito jogos, cinco vitórias, dois empates e uma derrota. Marcou 15 gols e sofreu 5 com um saldo de 10 positivo. Aproveitamento de 70%.
Agora na semifinal, encara o Trindade com o jogo de ida a ser realizado no próximo domingo, 30, às 16h, no estádio Abrão Manuel da Costa, em Trindade. A Associação Atlética Anapolina já venceu essa competição em 2013 e espera contar com sua torcida apaixonada, uma das maiores do estado, para voltar à elite do estadual e na sequência levantar o caneco de campeão da segundona mais uma vez.
Time experiente e vitorioso

Ao comando do técnico Éverton Goiano, a Xata conta com um elenco qualificado para alcançar as metas traçadas para a Divisão de Acesso. O goleiro Cleriston, o lateral-direito Lucas Mendes, o zagueiro Rodrigo Milanez; os volantes Diogo Marzagão e Renato Xavier; os meias Elias, Dinei e Humberto; e os atacantes Nonato, Dan e Saulo são os destaques. Os mais experientes pode-se dizer que são Elias e Nonato. Elias já atuou em grandes clubes do futebol brasileiro como Bahia, Vasco, Figueirense, Atlético-GO, Atlético-PR e Ponte Preta. Foi campeão da Taça dos Campeões e Campeonato Cearense em 2016 com o Fortaleza, e do Goianão de 2010 com o Atlético-GO.
Já o atacante Nonato é ídolo do futebol baiano onde conquistou o campeonato estadual pelo Bahia em duas oportunidades (1999 e 2001). Pelo Goiás venceu o Campeonato Goiano de 2006. Pelo Atlético-GO, foi campeão brasileiro da Série C (2008). Nonato também já atuou no Daegu FC (Coreia do Sul), Fortaleza, Consadole Sapporo (Japão), Treze, ABC, Trindade e Goianésia.
Veja mais do futebol goiano!
Força da torcida e novo CT

A Anapolina criou um laço com a cidade nas décadas de 80 e 90, quando venceu grandes clubes do futebol brasileiro como Cruzeiro, São Paulo e Fluminense. Disputou o Brasileiro da Série A em quatro ocasiões (1978, 1979, 1982 e 1984). Também foi vice-campeã da antiga Taça de Prata em 1981 (hoje a Série B do Brasileiro).
Com isso o número de torcedores da Rubra cresceu, e no decorrer dos últimos anos, sua torcida apaixonada é um dos patrimônios do clube juntamente com seu novo Centro de Treinamentos, inaugurado em maio deste ano.