Com 11 times e todos sonhando com o acesso, a Terceira Divisão do Campeonato Goiano começa neste final de semana. Equipes tradicionais como Jataiense, Mineiros, Ceres e Pires do Rio veem na competição a chance de se reerguer. Por outro lado, novatos como a Abecat Ouvidorense e o Itaberaí querem ganhar espaço no cenário do futebol estadual.
A Terceirona começa no sábado, 26, com três partidas. O Bom Jesus, que jogaria em Itumbiara, conseguiu efeito suspensivo e vai estrear em casa, no Gilmar Alves, às 15h30, diante da Abecat. No mesmo horário, o Caldas Esporte Clube recebe o Itaberaí, no Serra de Caldas. Às 16h, o Jaraguá encara o Ceres no Amintas de Freitas. No domingo, 27, às 10h, União Inhumas e Raça duelam no Zico Brandão. Às 16h, a Jataiense fecha a rodada contra o Mineiros no Arapucão. O Pires do Rio folga na rodada.
As 11 equipes estão divididas em dois grupos. A chave A tem cinco clubes, enquanto a B tem seis. Os times se enfrentam em turno e returno e os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais. Posteriormente, os clubes que foram à final, estarão classificados para a Divisão de Acesso em 2018.
Tradição
Depois de ter se ausentado por um período de cinco anos do futebol profissional, a tradicional Jataiense, da 14ª maior cidade do Estado, tenta se reerguer. A Raposa do Sudoeste foi buscar jogadores jovens para compor o elenco e apostou em empréstimos de Vila Nova e Goiás. Poucos atletas com mais de 25 anos integram o plantel. Na pré-temporada, o time foi bem e goleou seleções amadoras.
Com dificuldades financeiras, o Mineiros é outro time de tradição que vê na Terceirona a chance de se levantar. A Águia, que outrora foi pedra no sapato dos grandes, jogará o campeonato com um time semiprofissional, formado por atletas da cidade, que dividem o tempo entre o futebol e o exercício de outra profissão.
Investimento pesado
Junto aos grandes times, estará a Abecat. A equipe de Ouvidor estreará em uma competição profissional e chega prometendo muito. A diretoria da equipe alaranjada não poupou esforços e, pelo menos no papel, montou uma equipe favorita ao acesso.
Jogadores renomados como Nonato, Elias, Robson, que disputaram a elite do Goianão, vestirão o uniforme laranja na Terceirona. A responsabilidade de comandar esse elenco recheado de opções é do técnico Rogério Henrique, campeão do Módulo II mineiro com a Patrocinense.