Dos quatro times que disputam as semifinais da Terceira Divisão do Campeonato Goiano, apenas um nunca jogou a Divisão de Acesso. Estreante do futebol profissional em 2021, o Guanabara City sempre figurou no último nível estadual e, agora, tem a chance de subir um degrau.
Nas campanhas anteriores, o representante da região Norte de Goiânia não passou nem perto do acesso. Agora, está a um passo. Para isso, todavia, o clube precisará destronar o Rio Verde, apontado como favorito e dono da melhor campanha até aqui na Terceirona.
Mais do futebol goiano
Sub-13 define maioria dos classificados às quartas da Copa Goiás
O Verdão do Sudoeste, aliás, é um dos clubes mais tradicionais do interior e inicia um caminho de reconstrução. Representante de uma das cidades mais ricas do Centro-Oeste, o time ficou licenciado por quatro anos e promete investir para voltar à elite em breve. O primeiro passo é subir para a Divisão de Acesso, competição na qual é hexacampeão, e retornar ao Goianão, que não disputa desde 2018.
Outro que busca reconstrução é o Itumbiara. Campeão goiano de 2008, o Gigante da Fronteira jogou a elite por 44 temporadas, mas há três anos está fora da primeira divisão, numa derrocada que não teve fim. Após o primeiro rebaixamento, em 2021, o clube caiu para a Terceira Divisão no ano seguinte. Em 2023, não conseguiu o acesso e agora pode iniciar a escalada.
Para isso, o Tricolor terá de superar o surpreendente Tupy. O time de Jussara, que já teve Túlio Maravilha, subiu uma vez, em 2006, quando foi vice-campeão da Terceirona. Foram três anos consecutivos na Divisão de Acesso, até que o Índio se licenciou por dez longos anos. Dono da segunda melhor campanha, o Tupy definirá o duelo com o Itumbiara em casa.