O técnico Edgar Guimarães e o atleta Patrik Cardoso foram convocados para participar do treinamento de campo da equipe olímpica brasileira de taekwondo, no Rio de Janeiro. O comunicado oficial foi enviado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) nesta quarta-feira (3).
O camp vai ocorrer entre 15 e 17 de janeiro, na capital fluminense. Guimarães é treinador de Cardoso há sete anos. O atleta é um dos principais do estado de Goiás, com várias conquistas nacionais e internacionais na categoria até 80 kg.
Mais das lutas
Duas goianas fecham ano entre as cinco melhores das Américas
Para Cardoso, a vaga olímpica é um sonho. Ele é o quarto melhor brasileiro no ranking mundial, que decide a classificação da categoria acima de 80 kg para a Olimpíada de Paris. O goiano tem 34 pontos e fica bem atrás do líder Maicon Siqueira, com 289. Entre eles ainda há Icaro Miguel Soares e Leandro Souza.
A convocação para o camp, no entanto, acende esperanças tanto em atleta quanto em treinador, sobretudo por representar, entre atletas olímpicos, um estado que jamais teve um lutador nesta modalidade em Olimpíadas.
“Vamos respirar um pouco do espírito olímpico. A gente sabe que é difícil. Tem o Maicon, que é o primeiro. Estamos indo para o tudo ou nada, para fazer um camp muito bom. Ser lembrado numa situação olímpica é muito bom para o estado. Infelizmente nunca tivemos um atleta do taekwondo do estado em Jogos Olímpicos”, disse Edgar Guimarães ao EG.
O treinador destaca que ainda sonha com uma convocação para, ao menos, ser reserva na França. Ele também considera que a convocação aponta para uma atuação bem feita nas últimas temporadas.
“A gente fica muito feliz. É um sentimento de que o trabalho está no caminho certo. Conhecemos as batalhas. A chama olímpica do coração foi acesa. A expectativa de talvez estar ali como reserva. Mas só de ser lembrado no meio olímpico, ficamos muito felizes”, concluiu.