Na próxima sexta-feira (09), acontecerá na sede da Conmebol o sorteio que definirá a formação dos grupos para a Copa Sul-Americana 2021. Será a primeira vez na história que a Sul-Americana será disputada em fase de grupos.
De acordo com o regulamento, as equipes serão divididas em quatro potes segundo o posicionamento no Ranking de Clubes da CONMEBOL, divulgado pela entidade em fevereiro de 2021.
Mais do Dragão:
Jorginho será o novo treinador do Atlético-GO na sequência da temporada
Estreia do Atlético-GO pela Série A será contra o Corinthians
Classificado para a Copa Sul-Americana após nove anos de sua última participação, o Atlético-GO aparece na 199ª posição do ranking da Conmebol. A separação de potes é feita através do ranking da entidade.
É importante destacar que times de um mesmo país não poderão ficar no mesmo grupo, portanto, se forem sorteadas, passarão a ocupar o seguinte grupo e será sorteada novamente outra equipe para dito grupo.
A única exceção à regra é quanto as equipes participantes do torneio provenientes da terceira fase da Libertadores, pois serão desconhecidas no momento do sorteio, será aceita a concorrência de dois clubes de um mesmo país no grupo.
Levando em consideração o regulamento da Copa Sul-Americana, os cabeças de chave seriam: Independiente-ARG (10°)*, Lanús-ARG (17°)*, Corinthians (23°)*, Athletico Paranaense (24°)*, Rosario Central-ARG (43°), Newell’s Old Boys-ARG (56°), Arsenal de Sarandí-ARG (65°) e Bahia (67°); sendo que os clubes sem asterisco podem cair para o pote 2, caso algum dos “potenciais cabeças de chave” avancem para a fase de grupos.
Os potenciais cabeças de chave são: Peñarol-URU (8°), Emelec-EQU (25°), Jorge Wilstermann-BOL (38°), Deportivo Cali-COL (42°), Nacional-PAR (50°), Palestino-CHI (62°) e Deportes Tolima-COL (63°).
As demais equipes irão compor os potes 3 e 4 no sorteio da Fase de Grupos da Copa Sul-Americana: Melgar-PER (71º), La Equidad-COL (99º), Mineros de Guayana-VEN (115º), Huachipato-CHI (116º), Cobresal-CHI (118º), Sport Huancayo-PER (122º), Fênix-URU (132º), Macará-EQU (160º), Nacional Potosí-BOL (161º), Deportivo Pasto-COL (171º), Guabirá-BOL (172º), UTC Cajamarca (174º), Talleres-ARG (178º), 12 de Octubre-PAR (180º), Cerro Largo-URU (187º), Aucas-EQU (195º), Atlético-GO (199º), Aragua-VEN (217º), River Plate-PAR (221º), Antofagasta-CHI (222º), Ceará (262º), Guayaquil City-EQU (268º), Atlético Palmaflor-BOL (sem ranking), RB Bragantino (sem ranking), City Torque-URU (sem ranking), Guaireña-PAR (sem ranking), Mannucci-PER (sem ranking), Puerto Cabello-VEN (sem ranking) e Metropolitanos-VEN (sem ranking).
Vale destacar que os quatro times eliminados na terceira fase da Copa Libertadores entrarão no pote 4, independentemente da posição no ranking da Conmebol. Os duelos são Santos x San Lorenzo-ARG, Independente del Valle-EQU x Grêmio, Bolívar-BOL x Junior Barranquilla-COL e Libertad-PAR x Atlético Nacional-COL.
Portanto, o Atlético-GO poderá cair em um grupo encabeçado pelo Independiente-ARG, que possui sete títulos da Libertadores e dois da Sul-Americana; ou até mesmo o Peñarol-URU, que possui cinco títulos da Libertadores e três Copas Intercontinentais – torneio antecessor ao Mundial de Clubes da Fifa.
A fase de grupos está prevista para começar no dia 20 de abril e se estenderá até o dia 27 de maio. Serão 32 equipes divididas em oito grupos com quatro equipes cada, dos quais apenas o primeiro colocado avançará as oitavas de final.