Presente no Brasileirão de Futebol Americano de 2023, o Goiânia Saints veio a público para solicitar ajuda. Sem auxílio para transporte aos jogos, a equipe abriu uma vaquinha virtual para as pessoas contribuírem com os custos das próximas duas viagens. O compromisso mais imediato será contra o Ocelots no próximo domingo (1º), às 10h, em Leme-SP.
Mais do futebol americano
Gama LR perde para time paulista e vê classificação difícil no Brasileiro de FA
Goiânia Saints batalham, mas perdem para o Sorocaba Vipers em Guapó
Com uma campanha de uma vitória e uma derrota, o Goiânia Saints ainda está vivo na luta por uma vaga nos playoffs do Brasileirão de Futebol Americano. Na estreia, a equipe derrotou o Piracicaba Cane Cutters, no interior de São Paulo. Em seguida, na cidade de Guapó, o time perdeu para o Sorocaba Vipers.
Segundo postagem oficial do clube, eles haviam conseguido através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel Goiás) o ônibus para as três viagens que o plantel faria para o estado de São Paulo. Contudo, após a publicação do Decreto 10.285, a Seel Goiás ficou sem verbas para auxiliar no transporte.
Em contato com o EG, o defensive coach Murillo Faria comentou a respeito da situação e afirmou que, normalmente, a Seel Goiás auxilia não apenas com transporte, mas também com incentivos e até mesmo liberando espaços para treinamentos.
Porém, por conta do decreto, a equipe precisou tirar dinheiro do próprio bolso na partida de estreia do Brasileirão de Futebol Americano. Para seguir em frente, o Goiânia Saints abriu a vaquinha virtual, que pode ser acessada por meio deste link. Até a publicação desta matéria, já havia sido arrecadado mais de R$ 2 mil, sendo que a meta é de R$ 11.000,00.
Questionada pela reportagem do EG a respeito do decreto e se há previsão para a retomada do apoio de logística, a Seel Goiás respondeu com uma nota oficial.
Confira abaixo a nota oficial da Seel Goiás, solicitada pelo EG:
A respeito do questionamento sobre apoio logístico de transporte para atletas goianos participarem de competições nacionais e internacionais, esclarece o que se segue.
– Desde o ano de 2021, em um momento importante de retomada de competições esportivas, após o fim do período mais crítico da pandemia de Covid-19, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, vem apoiando milhares de atletas goianos, que levam a bandeira do nosso Estado para competições nacionais e internacionais, com apoio logístico de transporte, seja ele aéreo ou terrestre.
– Apenas no ano de 2022, foram realizados mais de 40 mil embarques, em contratos de transporte que cedem ônibus para as viagens e o traslado entre hotéis e locais de competição. O apoio também foi dado aos atletas que se deslocaram de avião com a aquisição de 130 passagens aéreas. Mais de 40 federações, das mais variadas modalidades, foram atendidas com o transporte de atletas do desporto e paradesporto para competições e eventos.
– Após a data do dia 10 de julho de 2023, em virtude do decreto 10.285, que suspendeu novos empenhos para atender a necessidade de adequação das despesas dos órgãos da administração direta, os serviços de transporte foram temporariamente paralisados.
– O contrato de apoio logístico de transporte segue vigente, e os serviços serão imediatamente retomados assim que houver revogação do decreto atual e liberação de novos empenhos pela administração direta.