Retrospectiva do Karatê: Manssey Dojô eleva nível técnico da modalidade em Goiás

514
Anúncio
Foto: Divulgação Manssey Dojô / edição: Esporte Goiano

O segundo semestre de 2018 para a academia de karatê Manssey Dojô – Sesi Jaiara e CPMG Dr. Cézar Toledo, de Anápolis, foi especial. Isso porque a academia obteve resultados expressivos em competições nacionais e locais. No 25º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, realizado em Brasília-DF nos dias 07 a 09 de setembro, por exemplo, a Manssey levou 32 medalhas: Brasileiro CBKI – 6 ouros, 7 pratas e 15 bronzes; Open Internacional – 2 pratas e 2 bronzes.

A competição teve representantes de 22 estados e também abrigou o Open Internacional, com participação de seis países. Ao todo foram mais de 1,6 mil atletas. De quebra, o técnico da seleção, João Donizete de Oliveira, convocou 11 atletas anapolinos para a disputa do Mundial da Eslováquia, em 2019.

Confira os atletas convocados da Academia SESI Jaiara para o Mundial da Eslováquia em 2019:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1 – Priscila Ornecinda
2 – Ana Luiza Rodrigues Ramos
3 – Ana Luiza Mendonça
4 – Kauê Aparecido Bernardes Freitas
5 – Riquelme Henrique dos Santos
6 – Maria Geovana R. de Oliveira
7 – Isabella Vitória Castro de Sousa
8 – Alberto Santos Entreportes
9 – Guedes Silvestre
10 – Gabriel Freitas
11 – Yasmin dos Santos Brandão

Academia sonha com investimento para Mundial de Karatê

A carateca Ana Luíza Rodrigues Ramos, colaboradora e atleta da Manssey Dojô, reiterou o bom momento da equipe mas reforçou que os atletas que representarão Anápolis no Mundial precisam de um incentivo financeiro para custeio nas competições, seja do poder público ou até mesmo de empresas locais.

— O próximo desafio dos atletas é o Mundial que acontecerá na cidade de Bratislava na Eslováquia, em junho de 2019. Entretanto, para participar dos campeonatos, os atletas, em sua maioria de baixa renda, necessitam de patrocínios, suplementos, de tratamentos médicos para possíveis lesões, matérias esportivos, o que torna tudo muito caro, sem falar em passagens, hospedagens e inscrições para campeonatos. Assim, chamo a atenção do poder público e também aos empresários da cidade de Anápolis para um apoio duradouro, um patrocínio mensal que possibilite esses atletas a treinarem, não somente na época de competições, mas em todo o período que antecede os eventos — disse.

Ana Luíza acredita que com esse investimento os atletas não teriam tanta preocupação com gastos e poderiam até ter um desenvolvimento maior nessa prática esportiva, até mesmo para que se sintam valorizados pela cidade e estado onde residem.

Copa Jaraguá de Karatê Interestilos

A competição ocorreu no dia 18 de novembro e, sob o comando do técnico e professor Luiz Eduardo Pereira de Freitas, a academia anapolina (representada por 19 caratecas) conquistou 44 medalhas: 15 de ouro, 15 de prata e 14 de bronze. Nesta ocasião, a Manssey Dojô contou com a parceria da ONG Amor ao próximo, que vem mostrando um trabalho eficiente no IFG – Anápolis: sob a coordenação de Warley, levou para casa 6 ouros, 3 pratas e 7 bronzes.

Jogos da Primavera

Logo depois da Copa Jaraguá, no dia 25 de novembro, a academia Manssey Dojô realizou a competição de Karatê (Kata e Kumitê individual) do 47º Jogos da Primavera. Com quase 200 inscritos, o evento aconteceu pela manhã no Sesi/Jaiara, numa parceria com a Prefeitura de Anápolis (Secretaria de Esportes) e a Fekigo Goiás – CBKI.

Nos resultados por escola, o Sesi ficou em primeiro no masculino: 14 ouros, 14 pratas e 8 bronzes; e no feminino: 13 ouros, 10 pratas e 6 bronzes.

Brasiliense Interestilos

A temporada foi encerrada com chave de ouro. No dia 2 de dezembro, pela 2ª Fase do Brasiliense de Karatê Interestilos, em Sobradinho-D, a equipe anapolina somou 9 medalhas: 4 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze.

Confira os medalhistas da Dojô:

Alberto Santos Entreportes / Ouro – Kata
Ana Luiza Rodrigues Ramos / Ouro – kumitê e Prata – Kata
Guedes Silvestre de Freitas / Ouro – kumitê e Prata – Kata
Ednaldo Alves Delmondes / Prata – kumitê e Bronze – Kata
Welton Esteves de Campos Jr / Ouro – Kata e Bronze – kumitê
Paulo Henrique Diniz / 5° colocado – Kata e 5° colocado – kumitê ( depois de alguns anos retornando para competições)

Premiação

No dia 8 de dezembro, seis caratecas da academia Manssey Dojô/Sesi/CPMGO Unidade Cézar Toledo, de Anápolis, foram premiados em evento realizado em Goiânia, no Sesi – Ferreira Pacheco. A Geração do Esporte – rádio Manchester de Anápolis e o Esporte Goiano participaram da premiação. Estiveram presentes: familiares de atletas, o carateca Paulo Henrique Diniz, o coordenador do Sesi/Jaiara – Anápolis, Hugo Lisboa, e o professor e sensei da Manssey Dojô, Luiz Eduardo Freitas.

Premiados:

Alberto Entreportes
1º lugar Kata e Kumitê no Brasileiro e Open Internacional WUKF
Ana Luiza Ramos
Campeã Kumitê individual adulto 1º lugar no Brasileiro de Karatê Interestilos
Eduarda Oliveira
1º lugar Kata e Kumitê no Zonal Centro-Oeste
Isabella Vitoria
1º lugar Kumitê individual no Centro-Oeste
Kauê Aparecido
Ouro Kata no Centro-Oeste
Rikelme Henrique
Ouro Kata no Zonal Centro-Oeste

Fekigo e FCKI campeãs

A Fekigo Goiás e a FCKI (Federação Candanga de Karatê Interestilos), que foram parceiras no Brasileiro, levaram o título de campeãs brasileiras por estado. Lembrando que a Manssey Dojô, de Anápolis, representa a Federação Estadual de Karatê Interestilos de Goiás.

Próxima competição

Acontecerá em abril o Zonal Centro-Oeste de Karatê Interestilos em Anápolis.

anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here