5.6 C
New York
quinta-feira, agosto 13, 2020
Início Fotos Relembre todos os títulos do Vila Nova em 77 anos de história

Relembre todos os títulos do Vila Nova em 77 anos de história

O Vila Nova Futebol Clube foi fundado em 29 de julho de 1943, com origem operária e ligado a figura de um sacerdote: padre José Balestiere. O time colorado é fruto da Associação Mariana que tinha o objetivo de incentivar os laços das comunidades católicas da região e propiciar lazer aos moradores da região do bairro localizado às margens do córrego Botafogo.

Quer assistir os jogos do Tigrão na Série C? Experimente um mês grátis de Dazn!

Um grupo de entusiastas do então clube amador da Associação Mariana aceitaram o desafio de fundar um time para representar o bairro conhecido como a “Vila mais famosa”, a Vila Nova, entre os pioneiros estavam: Francisco Ferraz de Lima, Boaventura Moreira de Andrade, Dona Gercina Borges, esposa de Pedro Ludovico Teixeira, conhecida como a “mãe dos pobres”, além do próprio Padre José Balestiere e muitos outros.

Neste dia em que o clube completa 77 anos de existência, o Esporte Goiano preparou uma lembrança especial para você: torcedor colorado.

Campeonato Goiano: 1961, 1962, 1963, 1969, 1973, 1977, 1978, 1979, 1980, 1982, 1984, 1993, 1995, 2001 e 2005.

O primeiro título estadual do Tigrão foi conquistado em 1961. Antes, o clube viveu um período de turbulências e foi obrigado a trocar de nome. Operário Futebol Clube, Araguaia e Fênix Futebol Clube foram algumas denominações do clube entre os anos de 1946 e 1955, quando voltou a se chamar Vila Nova Futebol Clube.

Campeonato Brasileiro da Série C: 1996 e 2015.

O Vila Nova foi o primeiro time goiano a disputar um campeonato nacional. Em 1963, o Tigrão disputou a Taça Brasil, que era o Campeonato Brasileiro na época, e acabou sendo eliminado pelo Rio Branco-ES na primeira fase.

O primeiro título nacional do Vila Nova foi conquistado em 1996. Naquele ano, o Tigrão conseguiu um feito histórico: ser a primeira equipe a conquistar o Campeonato Brasileiro da Série C de forma invicta. Em 14 jogos disputados, foram 11 vitórias e 3 empates.

A segunda conquista colorada veio no ano de 2015. O Vila Nova se sagrou bicampeão da Série C, após ter deixado pelo caminho a Portuguesa-SP, Brasil de Pelotas-RS e batendo o Londrina por 4 a 1, no jogo de volta da decisão, com 40.914 pessoas presentes no Serra Dourada.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Ildeu Iussef
Jornalista em formação (UFG). Repórter e Narrador Esportivo na Rádio Universitária UFG 870 AM. Amante do Esporte!
Anúncio

Últimas

“Pode vir, Liverpool”: vitória com autoridade sobre Flamengo empolga Atlético/GO em rede social

A goleada sobre o Flamengo nesta quarta (12) empolgou os torcedores do Atlético Goianiense e também o clube. Em uma rede social (twitter), o Dragão brincou com a atuação e aproveitou para cutucar o clube carioca, ao desafiar o Liverpool/ING.

Ney Franco vê jogo equilibrado em derrota contra Athletico/PR: “Estávamos há cem dias sem fazer um jogo oficial”

O treinador Ney Franco, em entrevista coletiva após a derrota do Goiás para o Athletico-PR por 2 a 1, normalizou o resultado...

Muito superior, Atlético atropela Flamengo na estreia da Série A

Com facilidade e um "show" de bola, o Atlético goleou o Flamengo por 3x0, no estádio Olímpico. A partida da segunda rodada da Série A marcou a estreia goiana na competição. Ferrareis, Jorginho e Hyuri marcaram os gols do time atleticano, garantindo a primeira vitória do time no torneio.

Goiás sofre com lei do ex e perde para o Athletico-PR

A lei do ex fez a diferença na Arena da Baixada. O Goiás estreou na Série A com derrota para o Athletico Paranaense. O revés por 2 a 1 foi definido pelo atacante Carlos Eduardo, criado na base esmeraldina. Vitinho marcou o outro gol do Furacão, enquanto Daniel Bessa descontou, de pênalti, nos acréscimos da primeira etapa.

Veja como foi: Atlético Goianiense 3 x 0 Flamengo

O Atlético Goianiense inicia sua caminhada no retorno à Série A nesta quarta (12). Pela segunda rodada do Brasileirão, o clube goiano faz sua estreia. O adversário será o Flamengo, atual campeão nacional e da Libertadores, no estádio Olímpico, a partir das 20h30. Clique aqui e veja tudo sobre a partida.
Anúncio