O pernambucano Beto Monteiro defende, neste fim de semana, sua hegemonia no Autódromo de Goiânia e na Copa Truck. Se depender do início vencedor em Cascavel, a temporada 2020 será de muitos pódios para o atual campeão.
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Em entrevista ao Esporte Goiano, Beto Monteiro contou um pouco da sua história e trajetória no automobilismo.
“Paixão que vem de berço…”
O gosto pelo automobilismo está no DNA da família Monteiro. Afinal, Beto cresceu entre carros de corrida e no autódromo, pois seu avô e seu pai, Zeca Monteiro, sempre estiveram envolvidos com o automobilismo: “Meu avô e meu pai corriam. Desde que eu me entendo por gente, estou metido em autódromo e dentro de boxes. Minha paixão pelo automobilismo veio daí, veio de família”.
Beto Monteiro iniciou a carreira em Pernambuco e, como a maioria dos pilotos, no kart. Foi campeão pernambucano em 1995 e bicampeão norte-nordeste. No ano seguinte, competiu na F-3 Italiana e terminou o campeonato na quinta colocação. Depois disso foi para os Estados Unidos, onde participou de algumas provas da Nascar. Voltando para o Brasil, ele correu na Fórmula Palio e na Corsa Metrocar.
Copa Truck
Beto Monteiro possui três títulos da Copa Truck: 2004, 2013 e 2019. Vale lembrar que a competição mudou de nome em 2017, quando até então era chamada de Fórmula Truck. O piloto de 46 anos começou a competir na categoria na temporada de 2001, por meio do convite de um amigo, que o chamou para disputar a última corrida do ano. Logo Beto já estava em uma equipe, como piloto da categoria.
“Comecei no caminhão antes de fazer as provas da Nascar, Stock Car e demais categorias. Eu corri de Fórmula 3, na Europa. Quando retornei ao Brasil, sem saber o que iria fazer, acabei sendo convidado para correr de caminhão. Fui muito bem na etapa que era a última daquele ano. Aí, o Djalma Fogaça me fez o convite para integrar a equipe dele. Então, em 2002, acabei aceitando o convite e fazendo uma carreira voltada para corrida de caminhões até hoje”, destacou.
Apesar da carreira na Truck, Beto é um amante da velocidade e também compete em outras categorias como Porsche e Nascar, nos EUA; Protótipo, Gran Turismo (GT’s) e Stock Car no Brasil.
Etapa em Goiânia
Em 2019, na abertura da temporada, Beto Monteiro subiu ao lugar mais alto do pódio, após vencer a corrida no circuito goiano. No próximo sábado (15) e domingo (16), após uns ajustes no caminhão, o piloto espera repetir o feito com bastante otimismo.
“A preparação foi intensa, nossa equipe trabalhou bastante na melhoria do caminhão. O Autódromo de Goiânia é uma pista que eu adoro. Já estou em Goiânia e super empolgado com esse final de semana e para brigar duro. Espero sair daqui com um bom resultado, pois tenho uma retrospectiva muito boa. A primeira etapa do ano passado foi aqui, em Goiânia, e eu venci as duas corridas”, afirmou.
O piloto da R9 Competições revelou que toda a sua equipe está bastante otimista, por ter vencido a corrida 2 da etapa de Cascavel, no Paraná. Porém, Beto e o estafe estão preocupados com o restritor que o caminhão terá de usar nas corridas em Goiânia. “Este final de semana, recebo uma penalidade por ter vencido a etapa anterior. Com isso, terá um restritor no meu caminhão, que acaba tirando um pouco de potência”, conta.
Os desafios do circuito goiano
Beto Monteiro é o “Rei da Pista” em Goiânia. Desde a mudança de nome da categoria, em 2017, o caminhão #88 conquistou três vitórias no circuito.
“Goiânia é uma pista que exige bastante pelas altas temperaturas. Vamos ter provas de bastante resistência. E esse fator, resistência, tem sido algo bastante positivo, particularmente no meu caminhão. Estou apostando até nisso para sair daqui com um bom resultado nessas quatro corridas”.
Beto Monteiro, também, deixou um recado especial para os seus fãs que não poderão estar presentes no Autódromo. “Fiquem em casa! Acompanhem tudo pelas redes sociais e torçam bastante. É uma pena, mas logo tudo isso vai passar e vamos poder contar com a presença do público goiano. Público que é sensacional e gosta muito do automobilismo”, concluiu.
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