A partir de agosto começa um trabalho específico para dotar o Estádio Jonas Duarte de um gramado em boas condições de uso. Indagado sobre a utilização daquela praça esportiva para os shows do Arraiana – festa que comemora dos 111 anos de Anápolis – o prefeito Roberto Naves (PTB) informou que, independente da realização cultural, o planejamento da administração municipal já estava definido em relação a resolver de vez os problemas com o gramado do estádio: ”Assim como fizemos no ano passado vamos fazer agora”, disse.
Desde que foi inaugurado em janeiro de 2016, o gramado tem se constituído numa dor de cabeça para atletas, clubes e entidades promotoras das competições. A grama utilizada é a Celebration, a mesma dos novos estádios brasileiros que sediaram jogos da Copa do Mundo de 2014. No entanto, por motivos ainda não oficialmente definidos, o gramado do Estádio Jonas Duarte ficou longe de alcançar condições para garantir a prática de futebol com qualidade. Em 2018 chegou a ser considerada a possibilidade de interdição do gramado.
Leia mais do futebol goiano!
O Campeonato Goiano de 2019 deve começar apenas na segunda quinzena de janeiro. Portanto, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, tem aproximadamente cinco meses e meio para resolver a questão. Roberto Naves revelou que vários técnicos especializados, vindos até de outros estados brasileiros, analisaram o gramado para estabelecer a melhor estratégia de solução: ”de cada cinco técnicos que inspecionaram o gramado, três entendem que é necessário trocar todo o gramado e outros dois acreditam que ainda é possível recuperar a grama atual”, disse o prefeito.
Segundo Roberto Naves, ainda há dúvidas sobre que caminho seguir. “Precisamos ver se para os próximos anos a recuperação do gramado atual ficaria mais caro que a troca total do gramado. Se considerarmos a opinião da maioria da crônica esportiva, o entendimento é que tem que trocar, que o serviço não ficou de boa qualidade”, ressalta o chefe do Executivo municipal. Lembrou que, como proteção, a administração municipal implementou o ‘seguro obra’, em que as empresas são obrigadas a colocar dinheiro antes de tocar o contrato, ou seja, a Prefeitura exige garantia financeira para assegurar que a obra será concluída dentro das especificações definidas.
Ampliação
Ao serem retirados os tapumes e cercas que protegiam a área de obras da nova arquibancada, informa Roberto Naves, descobriu-se que o local onde antes era a geral do estádio é “o melhor lugar para assistir a um jogo”. Disse que já solicitou ao secretário de esportes, Karin Abrão, que ao final da Arraiana estude um projeto para instalar assentos também nestes espaços. “Vamos colocar cadeira ali. Pensamos em instalar vidros blindex em torno do gramado e colocar assentos no setor da antiga geral. Assim ganhamos mais seis metros, com custo baixo. Isto, de quebra, vai aumentar a capacidade de lugares no estádio”, revelou o prefeito.
Com a nova conformação, entende Roberto Naves, os torcedores que se assentarem nestes locais terão oportunidade de assistir ao jogo a cinco metros do gramado. Mas, para isso, terão que ser realizadas novas licitações específicas. Sobre as obras de ampliação e revitalização do estádio, o prefeito informa que a empresa responsável pelo projeto tem compromisso de entregar para uso até o final do mês de outubro deste ano. No entanto, segundo ele, desde o início das obras em 2015, a única licitação realizada foi relativa ao concreto da nova arquibancada. “Não foram realizadas licitações para os projetos hidráulico e elétrico”, ressaltou.
Roberto Naves explicou que, numa reunião que realizou com presença de integrantes da empresa responsável pela obra, da Caixa Econômica Federal e da Secretaria Municipal de Esportes, foi informado que apenas o concreto havia sido licitado. Portanto, para executar os projetos elétrico e hidráulico, a Prefeitura aguarda a aprovação do Corpo de Bombeiros, para em seguida realizar as licitações. “Já estamos trabalhando as licitações e vamos entregar tudo pronto”, concluiu o prefeito.
Colaborou: Orisvaldo Pires