5.6 C
New York
quarta-feira, abril 24, 2024
InícioÁudiosInspirações, carreira e velocidade: Raphael Teixeira representa Goiás na elite do automobilismo...

Inspirações, carreira e velocidade: Raphael Teixeira representa Goiás na elite do automobilismo brasileiro

O estado de Goiás já contou com 17 representantes na principal competição do automobilismo nacional: a Stock Car. Pilotos como Alencar Júnior e Marcos Gracia conquistaram marcos importantes e ajudaram a consolidar o automobilismo goiano na história das pistas brasileiras. A história continua sendo escrita nas pistas pelo piloto Raphael Teixeira, que é natural de Goiânia, na Copa Truck – categoria brasileira composta de caminhões preparados para corrida.

Mais da velocidade
Rally dos Sertões 2020 tem nova data
Autódromo de Goiânia passa por melhorias durante paralisação

Foto: Vanderley Soares/+Brasil

Para conhecer um pouco mais da história e da trajetória do único representante goiano nas pistas em 2020, o Esporte Goiano entrou em contato com Raphael Teixeira.

- Anúncio -

A ligação de Raphael com o automobilismo teve início na infância, graças a influência de seu pai, o ex-piloto de Marcas e Rally, Walmir Teixeira. Segundo o piloto o próprio pai é uma de suas inspirações nas pistas.

“Meu pai, Laércio Justino, Luiz Calil e Ananias Justino foram os caras que me inspiraram muito. E até o próprio Ayrton Senna que era um ídolo nacional”, afirmou.

O início e a consolidação nas pistas

O piloto goianiense começou a trajetória no automobilismo, no ano de 2006, em Brasília, no Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos – categoria que conta com carros de 300 cavalos e tração dianteira – a maior e mais importante competição de veículos com tração dianteira no país.

Raphael Teixeira, também, teve experiência no Rally competindo ao lado do pai, e na Stock Light – categoria que dá acesso à Stock Car, com participações no período entre os anos de 2015 e 2019.

“A participação na Stock Light foi muito difícil nivelar com os orçamentos das equipes e os pilotos. Porém, foi uma experiência marcada pelo aprendizado. Gostaria de ter tido mais oportunidades, mas tudo depende do equipamento que você tem em mãos”, declarou.

Em 2020, o piloto de 34 anos decidiu apostar em uma nova categoria: a Copa Truck, após receber um convite do empresário Djalma Fogaça. De acordo com Raphael, o projeto apresentado por Fogaça foi bastante interessante e isso o motivou a aceitar mais esse desafio em sua carreira.

Foto: Vanderley Soares/+Brasil

Copa Truck

Pilotando o caminhão #37, Raphael Teixeira estreou na Copa Truck no final do mês de junho, no circuito de Cascavel, no Paraná. De acordo com o piloto, a pandemia atrapalhou os projetos da equipe FF Motorsport para realização de treinos e ambientação com o veículo.

“Tínhamos feito um planejamento com treinos, porém a pandemia atrapalhou o nosso projeto. Então, meu primeiro contato com o caminhão, foi apenas na nossa primeira corrida. Agora que conheço o veículo, sabemos o que precisa ser feito para melhorar o desempenho nas pistas”, disse.

Segundo o piloto goiano, a equipe está trabalhando no desenvolvimento do caminhão, mais precisamente com a realização de testes no dinamômetro.

Raphael Teixeira, também, deixou um recado especial para os seus fãs: “Quem torce por mim, pode sempre esperar muita garra, competitividade e entrega dentro e fora das pistas. Em todas as categorias que passei, subi ao pódio e vencemos em 80% delas. Então, podem esperar que os resultados vão aparecer muito em breve, se Deus quiser”.

Representando Goiás nas pistas

Na atualidade, Raphael Teixeira é o único goiano na elite do automobilismo brasileiro. Questionado a respeito da responsabilidade que é carregar a bandeira e a história do estado de Goiás nas pistas brasileiras, o piloto desabafou à respeito da falta de incentivo aos demais colegas.

A próxima etapa da Copa Truck ainda não possui data e local definidos, pois a organização depende da situação da pandemia nas cidades que possuem autódromos aptos a receberem o evento. A expectativa é que sejam realizadas mais seis etapas até o final de 2020.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Ildeu Iussef
Jornalista em formação (UFG). Produtor dos Programas Esportivos da Rádio Universitária UFG 870 AM. Amante do Esporte!
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P