O estado de Goiás já contou com 17 representantes na principal competição do automobilismo nacional: a Stock Car. Pilotos como Alencar Júnior e Marcos Gracia conquistaram marcos importantes e ajudaram a consolidar o automobilismo goiano na história das pistas brasileiras. A história continua sendo escrita nas pistas pelo piloto Raphael Teixeira, que é natural de Goiânia, na Copa Truck – categoria brasileira composta de caminhões preparados para corrida.
Mais da velocidade
Rally dos Sertões 2020 tem nova data
Autódromo de Goiânia passa por melhorias durante paralisação
Para conhecer um pouco mais da história e da trajetória do único representante goiano nas pistas em 2020, o Esporte Goiano entrou em contato com Raphael Teixeira.
A ligação de Raphael com o automobilismo teve início na infância, graças a influência de seu pai, o ex-piloto de Marcas e Rally, Walmir Teixeira. Segundo o piloto o próprio pai é uma de suas inspirações nas pistas.
“Meu pai, Laércio Justino, Luiz Calil e Ananias Justino foram os caras que me inspiraram muito. E até o próprio Ayrton Senna que era um ídolo nacional”, afirmou.
O início e a consolidação nas pistas
O piloto goianiense começou a trajetória no automobilismo, no ano de 2006, em Brasília, no Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos – categoria que conta com carros de 300 cavalos e tração dianteira – a maior e mais importante competição de veículos com tração dianteira no país.
Raphael Teixeira, também, teve experiência no Rally competindo ao lado do pai, e na Stock Light – categoria que dá acesso à Stock Car, com participações no período entre os anos de 2015 e 2019.
“A participação na Stock Light foi muito difícil nivelar com os orçamentos das equipes e os pilotos. Porém, foi uma experiência marcada pelo aprendizado. Gostaria de ter tido mais oportunidades, mas tudo depende do equipamento que você tem em mãos”, declarou.
Em 2020, o piloto de 34 anos decidiu apostar em uma nova categoria: a Copa Truck, após receber um convite do empresário Djalma Fogaça. De acordo com Raphael, o projeto apresentado por Fogaça foi bastante interessante e isso o motivou a aceitar mais esse desafio em sua carreira.
Copa Truck
Pilotando o caminhão #37, Raphael Teixeira estreou na Copa Truck no final do mês de junho, no circuito de Cascavel, no Paraná. De acordo com o piloto, a pandemia atrapalhou os projetos da equipe FF Motorsport para realização de treinos e ambientação com o veículo.
“Tínhamos feito um planejamento com treinos, porém a pandemia atrapalhou o nosso projeto. Então, meu primeiro contato com o caminhão, foi apenas na nossa primeira corrida. Agora que conheço o veículo, sabemos o que precisa ser feito para melhorar o desempenho nas pistas”, disse.
Segundo o piloto goiano, a equipe está trabalhando no desenvolvimento do caminhão, mais precisamente com a realização de testes no dinamômetro.
Raphael Teixeira, também, deixou um recado especial para os seus fãs: “Quem torce por mim, pode sempre esperar muita garra, competitividade e entrega dentro e fora das pistas. Em todas as categorias que passei, subi ao pódio e vencemos em 80% delas. Então, podem esperar que os resultados vão aparecer muito em breve, se Deus quiser”.
Representando Goiás nas pistas
Na atualidade, Raphael Teixeira é o único goiano na elite do automobilismo brasileiro. Questionado a respeito da responsabilidade que é carregar a bandeira e a história do estado de Goiás nas pistas brasileiras, o piloto desabafou à respeito da falta de incentivo aos demais colegas.
A próxima etapa da Copa Truck ainda não possui data e local definidos, pois a organização depende da situação da pandemia nas cidades que possuem autódromos aptos a receberem o evento. A expectativa é que sejam realizadas mais seis etapas até o final de 2020.
Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.