O Barra Basquete, com raízes mato-grossenses e aspirações goianas, está movimentando o mercado do esporte da bola laranja. No total, nove jogadores que se destacaram pela equipes se transferiram para outros times, de diferentes estados do Brasil ou até de fora do País. O EG conversou com o professor Hélio Barbosa para conhecer melhor o projeto.
Mais do basquete
André Santos anota 500 pontos e faz história pelo Defensores
Goiano de 17 anos e 2,08m vai jogar basquete no São Paulo
O Barra Basquete nasceu na cidade de Barra do Garças, no Mato Grosso. Porém, após uma reformulação em 2019, o clube firmou parcerias com a prefeitura do local, o Barra do Garças Associação de Atletismo e a escola interativa Coopema.
Com isso, o time passou a desenvolver as categorias de base e escolas de formações em diversos núcleos na cidade que vão desde a iniciação até a categoria sub-19. Neste mesmo período, o Barra Basquete contratou Hélio Barbosa, junto ao outro professor Ivan Marcos.
“Devido às distâncias e ao fato de Goiás possuir um calendário de base mais estruturado, nos filiamos à Federação Goiana de Basquete e desde 2019 jogamos o Campeonato Goiano”, explica Hélio Barbosa.
Em 2021, o professor chegou a ser o treinador da Seleção Goiana. Em 2022, o Barra Basquete se filiou ao Comitê Brasileiro de Clubes, possibilitando a participação nas categorias sub-15, sub-17 e sub-19 do Brasileiro Interclubes.
“Nesses eventos, alguns de nossos garotos tiveram bom desempenho e por consequência despertaram o interesse de alguns clubes de relevância nacional e internacional”, completa o professor.