O goiano Rafael Magalhães brilhou nos tatames do taekwondo, nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), disputados em Brasília. Ele foi medalhista de ouro na categoria adulto masculino até 58 kg e garantiu mais um pódio ao estado.
O atleta faz Educação Física na Unopar e derrotou o capixaba Gabriel Golbi, da Multivixes, na luta do ouro.
Mais dos JUBs
Goiano cumpre promessa à avó e leva medalha no atletismo
A história de Magalhães com o esporte começou aos 2 anos de idade. Desde bebê, ele viu os irmãos e o pai, seu grande espelho, praticaram a modalidade. “Por vê-los treinar, surgiu o desejo de entrar no ramo também. Vimos muito ele entrando em ringue. Aquele desejo de ser atleta foi incrementado”, contou.
Aos 8, ele já era faixa preta e a carreira meteórica chegou aos 9 já com título do Campeonato Brasileiro. Ele também compôs a seleção do país por quatro anos, representou o Brasil no Mundial do Egito, em 2017, e foi bronze no Mundial Escolar, no Marrocos, no ano seguinte. De lá para cá, são nove títulos nacionais.
Para Magalhães, o esporte foi uma salvação. “Viemos de uma família sofrida. A única válvula de escape era o esporte. E o taekwondo nos proporcionou muita coisa. Sou muito realizado e grato pelo esporte. Hoje tenho dois irmãos policiais e referência. O esporte nos ajudou como pessoa e profissional”, destacou.