Goiás será representado por quatro estudantes na Gymnasíade 2018. Os atletas Rafael Magalhães, 15, Guilherme Marinho, 16, Patrick Cardoso, 17, todos do taekwondo, e Arthur Vinicius Mesquita, 16, do judô, foram selecionados para integrar a delegação brasileira após conquistarem a etapa nacional do evento, realizada de 22 a 25 de março, em São Paulo.
88 goianos participaram da seletiva. Eles se dividiram nas modalidades de atletismo, natação, taekwondo, judô, karatê, wrestling e xadrez. Outros 1.200 atletas de 21 estados do país também estiveram na competição.
Para o presidente da Federação Goiana de Desporto Escolar (FGDE), Marco Maia, os resultados foram positivos. “É muito satisfatório ver que com o esporte poderemos levar o nome do nosso estado para fora do país, o que mostra que todo o esforço das equipes valeu a pena”, aponta.
Clique e confira quais os atletas goianos que participaram da seletiva nacional
As vitórias só vieram com muito suor. Patrick Cardoso, por exemplo, teve uma rotina intensa de treinamentos. O estudante do Colégio Estadual Naves, de Goianira, mantinha uma média de cinco horas de treinos em seis dias da semana.
“Tive um adversário difícil na seletiva, mas no decorrer da luta consegui ganhar. Foi graças a tudo que aprendi. Agora vou me preparar ainda mais para ser campeão no mundial”, afirma o atleta.
Apesar de não terem se classificado para a última etapa da Gymnasíade, os demais atletas de Goiás tiveram um bom desempenho. O estado somou 18 medalhas, sendo seis de prata e oito de bronze.
A Gymnasíade é a disputa esportiva mais importante para alunos de escolas públicas e privadas do mundo. A competição ocorre entre 2 e 9 de maio, em Marrakech, no Marrocos.