Quatro atletas goianas marcaram presença nas atividades da Seleção Brasileira de Vôlei Sentado Feminino. Adria Jesus, Jani Batista, Pâmela Pereira e Nurya Almeida participaram dos treinamentos em São Paulo, de olho nas Paralimpíadas de Paris em 2024. Todas elas fizeram parte da campanha vitoriosa do Brasil no Mundial da modalidade, no ano passado.
Mais do vôlei sentado
Adfego para em paulistas e fica com o bronze no Brasileiro Série Prata B
Com presença de goianas, Brasil conquista o ouro no Campeonato Mundial
De acordo com Adria Jesus, os treinamentos em São Paulo deram início ao novo ciclo de 2023. As atividades são, a curto prazo, em preparação para um campeonato pan-americano que acontecerá no Canadá em maio deste ano.
No entanto, o objetivo a longo prazo está nas Paralimpíadas de 2024, em Paris. A Seleção Feminina já está classificada por ter vencido o Mundial de Vôlei Sentado em 2022, mas as jogadoras vão pela experiência e almejando representar o País daqui a dois anos.
“Já ganhamos duas medalhas de bronze nas Paralimpíadas do Rio e Tóquio, e agora queremos o ouro. O foco é total nos treinamentos. A equipe feminina já está classificada, agora eu individualmente preciso me dedicar para estar entre as 12 convocadas para Paris”, relata ao EG.
Depois deste torneio em maio no Canadá, haverá competições de vôlei sentado no Egito e na Finlândia ao longo do ano. Porém, as goianas Adria, Jani, Pâmela e Nurya aguardam confirmação se a categoria feminina vai participar.
Atletas da Aspaego, as jogadoras realizam seus treinamentos no Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia, e são bolsistas do Pró-Atleta, programa de fomento ao esporte de alto rendimento, que contempla 600 desportistas de alto rendimento do desporto e paradesporto em Goiás.