5.6 C
New York
quarta-feira, maio 21, 2025
InícioDestaqueProjeto Esperança leva jovens de Itumbiara à glória na Copa Goiás de...

Projeto Esperança leva jovens de Itumbiara à glória na Copa Goiás de Futsal

Com uma trajetória marcada por superação, trabalho voluntário e amor ao esporte, o Projeto Esperança, de Itumbiara, alcançou uma conquista histórica. No último fim de semana, a iniciativa venceu o título da Copa Goiás de Futsal na categoria sub-18. Detalhe: a competição foi a primeira federada disputada pelo grupo.

Criado em 2016 pelo pastor Ailton, o projeto nasceu com o intuito de tirar crianças da marginalidade ao oferecer oportunidades por meio do esporte. Embora tenha começado com poucos participantes, o Esperança atende mais de 150 crianças e adolescentes atualmente de maneira gratuita.

Mais do futsal goiano:
Thayson fala sobre ida do Formiguinhas à Taça Brasil: “precisamos de patrocinadores”;
Goiás aplica goleada no Siap Golden-RN e se classifica na Taça Brasil de futsal sub-11

- Anúncio -

“O projeto foi ganhando forma, foi crescendo e galgou voos maiores. O que nos permitiu hoje disputarmos competições federadas, estarmos na busca por representatividade no cenário nacional, representar a nossa querida Itumbiara”, disse o treinador Saulo Nunes ao Esporte Goiano.

Segundo o técnico, a conquista histórica resulta de anos de trabalho silencioso e confiança no processo, apesar das críticas durante a trajetória. “É bíblico que existe o tempo de plantar e o tempo de colher”. Saulo ainda fez questão de ressaltar o fomento ao futsal para os jovens e adolescentes do projeto, no qual ele cuida do sub-17 ao sub-20.

“Chegamos até aqui depois de uma árdua trajetória, disputando apenas competições na nossa cidade. Com um sonho muito grande na cabeça e no coração, mas o pé no chão de que o caminho seria trabalhoso. Eu acho que a humildade que a gente teve de chegar e saber esperar o nosso momento é que nos rendeu essa colheita”, completou.

FOTO DO TREINADOR SAULO NUNES
Treinador Saulo Nunes (Foto: Vitor Monteiro/EG)

Projeto Esperança: voluntariado em Itumbiara

Além de Saulo, o Projeto Esperança também conta com os professores Raul e Matheus, que atendem crianças entre 8 e 16 anos, formando a base da iniciativa. Conforme frisa o técnico, o trabalho vai muito além do esporte: é uma ferramenta de inclusão, disciplina e construção de valores para uma nova geração em Itumbiara.

“As pessoas que colaboram iguais a mim são voluntárias, nós não temos nenhum profissional lá remunerado. A gente faz de verdade por amor ao esporte e oportunizar esses jovens. Vivenciar essas experiências é mais do que pensar na profissionalização do esporte, é pensarmos em uma sociedade mais digna, mais justa, em uma sociedade maior e melhor para a nossa futura geração”.

Definitivamente, a vitória na Copa Goiás é, para o grupo, apenas o começo. Agora, o projeto mira novos desafios, mais visibilidade e apoio para continuar impactando vidas, dentro e fora das quadras.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: Facebook, Threads, Bluesky, Twitter, Instagram e Youtube.

 

Samih Zakzak
Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Repórter do Esporte Goiano e da Rádio São Francisco (Anápolis). Gosta de esportes pra (censurado).
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!