5.6 C
New York
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
InícioFutebolCom pouco apoio e muito empenho, Acelgo se prepara para Brasileiro de...

Com pouco apoio e muito empenho, Acelgo se prepara para Brasileiro de Futebol de Cegos

Tem time goiano na elite nacional do futebol de cegos! Entre os dias 11 e 17 de setembro, no CT Paralímpico, em São Paulo, a Associação de Cegos para Esporte e Lazer de Goiás (Acelgo) disputará o Campeonato Brasileiro da modalidade. O EG entrevistou o vice-presidente e diretor de futebol Wender Coimbra, que destrinchou o projeto.

Mais do futebol goiano
Governo publica edital para licitar iluminação do Estádio Serra Dourada
Vila Nova anuncia treinador para a modalidade de futebol de amputados

De acordo com Wender Coimbra, o projeto da Acelgo teve início no ano de 2018, em uma parceria com o Clube de Futebol para Cegos do Pará (CFCP), pois o time goiano não conseguia caminhar apenas com as próprias pernas. Em 2019, a parceria mudou e ficou com a União dos Atletas Cegos do Distrito Federal (Uniace).

- Anúncio -

Naquele mesmo ano, a Acelgo conseguiu se classificar nos regionais a fim de disputar a Série B do Campeonato Brasileiro, ficando em 3º lugar. Em 2020, os realizadores decidiram tocar o projeto sozinhos. Nos primeiros anos, houve apoio de Trindade, mas agora a situação é mais delicada.

Superação no futebol de cegos

Wender Coimbra conta que quem banca o projeto é o presidente da Acelgo, Januário Couto, que tira do próprio bolso para pagar as despesas, pois a equipe não tem patrocinador. Os responsáveis já conversavam com algumas equipes do estado, mas sem sucesso. “Estamos fazendo das tripas coração para segurar a onda”, comenta.

Apesar da falta de apoio, Wender acredita que a Acelgo tem tudo para conseguir um excelente desempenho em São Paulo. “Nós montamos um time muito forte. Como eu tenho muitas amizades, a gente consegue trazer jogadores que vêm jogar com a gente por um preço bem mais acessível, por serem nossos amigos. Já estou no futebol de cegos há mais de 30 anos”, completa.

Elenco da Acelgo

Os treinadores da Acelgo são o professor Fabrício Gomes, que trabalha com futebol de cegos há 12 anos, e João Turíbio, um dos mais qualificados no desporto em Goiânia, segundo Wender. No elenco da equipe, há um goiano, Álvaro, além de Raynã Oliveira, que é paraense, mas mora em Goiânia há sete anos e se considera “goiano de coração”.

Além deles, no plantel há dois jogadores da Seleção Argentina, atual campeã do mundo no futebol de cegos: os alas Nahuel Lopez e Matías Martinez. O experiente Marcos Costela, que já atuou pela Seleção Brasileira, também está presente. O maranhense Marcos Vinícius, o baiano Lucas Almeida, sete vezes campeão brasileiro com o ICB, Dudu, revelação que vem de Brasília, e os goleiros Tonislan e Leozim também formam o elenco.

“Para mim, o nosso time está entre os quatro melhores do Brasil. A gente tem condições de chegar firme nessas semifinais, mesmo sem apoio e condições”, conclui Wender.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
Luiz Felipe Mendes
Jornalista formado pela PUC Goiás. Amante de todos os esportes, especialmente futebol e futebol americano.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P