Da farda ao dobok (quimono). É assim a vida do soldado e lutador de taekwondo Fernando Manresa. O policial atleta tem de destacado nas competições (nacionais e internacionais) nos últimos anos e já é apontado como uma realidade do taekwondo brasileiro.
Aos 29 anos, o policial militar falou da importância do esporte para sua profissão. “Pratico a modalidade desde os 7 anos de idade, em um projeto social. Aprendi a questão da disciplina, respeito a hierarquia, ao mais velho, mais graduado. Consegui aprender em um ambiente saudável, que é o esportivo. Me tornou uma pessoa calma, tranquila, que sabe lidar bem com as dificuldades. O policial só acionado quando tem algum problema e a melhor forma de resolver os problemas é ter tranquilidade, conversar. Graças a Deus e ao taewkwondo, tem dado muito certo”
Manresa conta com a compreensão da PM para seguir competindo. “Sou liberado para disputar as competições”. E os resultados vem aparecendo para o atleta, que compete na categoria acima de 87 kg. Em 2015, foi campeão mundial dos Jogos Mundiais Militares. Fernando venceu também a primeira etapa do Campeonato Goiano 2017 de Taekwondo e ficou com o segundo lugar na seletiva nacional aberta, disputada no Rio de Janeiro
Esporte é o caminho
O soldado Manresa, como é conhecido o policial atleta, destaca a preocupação da PM com o combate ao crime. E lembra que o esporte é uma boa alternativa para ajudar na formação dos jovens. “A Polícia Militar acredita que a melhor forma de combater a criminalidade é lá na base. Fazer um trabalho, educar as crianças, é uma ação preventiva para o futuro. (A polícia) sempre busca esses trabalhos, com os chamados PROERDs. Muitas escolas militares já têm atividades esportivas, como o taekwondo”.
Fernando contou ainda que, sempre que possível, faz parte de ações sociais, buscando difundir o esporte. “Já participei de várias ações sociais, visitando hospitais, escolas, treinos em praças públicas. Acredito que o esporte diminui a criminalidade, pois ajuda a tirar a criança da rua e levar para a atividade esportiva”.