As quartas de final do Campeonato Goiano Sub-17 da 1ª Divisão tiveram os jogos de ida encerrados nesta sexta-feira (22). Goiás, Vila Nova, Trindade e Cristianópolis venceram fora de casa e largaram em vantagem na disputa por vagas nas semifinais. O maior resultado da rodada ficou por conta do Cristianópolis, que goleou a Jataiense por 4 a 0, no estádio Ronan Maia. Vitor, Vitor Davi e Maicon marcaram, além de um gol contra da equipe mandante.
Quem também construiu boa vantagem foi o Trindade, que venceu o Atlético-GO por 3 a 0, no estádio Dorvalino Monteiro dos Reis, em Goianápolis. Pedro Rafael, Wendel e Kayky marcaram os gols do Tacão, que agora poderá perder por até dois gols de diferença no confronto de volta.
No Rio das Pedras, o Vila Nova goleou o mandante Itaberaí por 3 a 0. Após um primeiro tempo equilibrado, Henzo, Matheus e Davi Frota marcaram para o Colorado na etapa final. Em São Luís dos Montes Belos, no estádio Jutair Neto, o Goiás saiu atrás diante do São Luiz, mas virou a partida e venceu por 2 a 1. O zagueiro Rodrigo abriu o placar para os donos da casa, enquanto Rogério marcou os dois gols esmeraldinos.
Dessa forma, jogos de volta das quartas de final do Campeonato Goiano Sub-17 já têm datas e locais definidos. O primeiro confronto acontece na terça-feira (26), às 15h, no estádio Abrão Manoel da Costa, entre Trindade e Atlético-GO.
Por fim, os outros três duelos serão disputados na sexta-feira (29), também às 15h. No estádio Sandoval Prudente, o Cristianópolis recebe a Jataiense. Enquanto isso, no CT Edmo Pinheiro, o Goiás enfrenta o São Luiz. Simultâneamente, no CT Vila do Tigre, o Vila Nova encara o Itaberaí valendo vaga nas semifinais do estadual.
A segunda etapa do Circuito Goiano de Basquete 3×3 será disputada neste sábado (23), no Ginásio da Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia. A competição contará com 23 equipes distribuídas entre as categorias Adulto, Sub-23, Sub-18, Sub-16 e Adulto Feminino. Os jogos começam às 13h, com partidas simultâneas em duas quadras montadas no local.
Na categoria Adulto, oito equipes brigam pelo título da etapa: Defensores, Pantera Negra, Team Nix, StarCalhas, Ballislife Mamba, Basquete CVC, Carnívora e Aro Quebrado. Já no Sub-23, seis equipes entram em quadra: Atletas de Cristo, Catch and Shoot, Golden Maca, LEIFG, Defensores e Santa Maria/ABA.
O Sub-16 contará com Guerreiros, Guará City e 3Mais1. No Sub-18, as equipes participantes serão Defensores BC, SE Promessa e Tauanda. Já o Adulto Feminino terá três equipes do Ladies BC na disputa: Ladies BC, Ladies A e Ladies B.
Segundo a organização, a segunda etapa terá menos equipes em relação à abertura do circuito por conta da realização dos Jogos Universitários Goianos (JUGs) neste fim de semana e da participação de times do Sub-16 e Sub-18 no Campeonato Estudantil. Na primeira etapa da temporada, disputada em abril, o circuito reuniu 32 equipes, 120 atletas e 66 partidas, com títulos de Falcons (Adulto), Ladies BC (Feminino), Atletas de Cristo (Sub-23), ADESA Acreúna (Sub-18), Clube Expressão (Sub-16) e ACS Defensores (Master)
O Circuito Goiano de Basquete 3×3 é homologado pela FIBA desde 2019, permitindo que atletas e equipes somem pontos para o ranking mundial da modalidade.
Autor de um dos gols decisivos do título do Formiguinhas/São Luís na Copa Goiás, Thamer aproveitou a conquista para responder às provocações do Instituto Set após a final estadual. Em entrevista ao EsporteGoiano, o camisa 10 relembrou a derrota sofrida ainda na primeira fase da competição e afirmou que o mata-mata mostrou a força da equipe nos momentos decisivos.
Depois da vitória por 4 a 3 no jogo de ida, em Goiânia, e do empate em 3 a 3 na volta, em São Luís de Montes Belos, o jogador não escondeu o tom de provocação ao comentar o título.
“A gente perdeu para eles na primeira fase e eu falei lá na quadra: ‘a gente vai se encontrar’. O jogador deles postou ‘Baygon neles’, (fazendo referência ao inseticida usado contra formigas, mascote da equipe). Acho que acabou o Baygon. Esqueceram que a fase de grupos acaba e depois começa o mata-mata. Então, mais uma vez um título para a gente”, disparou o jogador após a final.
Mesmo em tom provocativo, o camisa 10 reconheceu o equilíbrio da decisão e fez elogios ao Instituto Set. “Brincadeiras à parte, eles colocaram dificuldade nos dois jogos. O trabalho do professor Lásaro (Caiana) engrandeceu a final”, comentou Thamer.
O jogador também destacou o desgaste físico enfrentado pelo elenco nas últimas semanas, principalmente pela sequência de partidas no interior goiano. “A gente veio de um semestre muito puxado. Estávamos fazendo semana de quatro, cinco jogos. Agora é descansar e pensar no segundo semestre”, disse o camisa 10.
Reconhecimento
Durante a entrevista ao Esporte Goiano, Thamer também fez questão de elogiar a cobertura do portal sobre o futsal goiano e aproveitou para defender mais incentivo à modalidade, principalmente para equipes do interior. “Parabenizar vocês do Esporte Goiano pela excelência da transmissão, pela divulgação do nosso futsal, que a gente sabe o quanto é difícil”, afirmou o camisa 10.
Em seguida, o jogador reforçou as dificuldades enfrentadas pelas equipes ao longo da temporada. “Fica até um apelo para quem está assistindo, cara, que incentive e apoie o futsal antes que ele acabe”, declarou. Thamer ainda agradeceu o apoio recebido em São Luís de Montes Belos e citou a ajuda da prefeitura, da secretaria de esportes e dos envolvidos no projeto para manter a equipe competitiva ao longo do ano.
Ao lado de Thamer durante a comemoração, a esposa Ackisa Mayra também participou da entrevista e falou sobre o orgulho pela trajetória do jogador dentro e fora das quadras. “Eu fico muito mais nervosa do que ele. Meu coração vai a 140 toda vez”, brincou. Segundo ela, acompanhar o camisa 10 nas decisões já virou parte da rotina da família.
Thamer também fez questão de destacar a importância da esposa durante a trajetória no futsal. “Ela me acompanha em todos os jogos. Dediquei o gol, a vitória e o título para ela”, afirmou o atleta após a conquista.
O volante Lucas Rodrigues, do Goiás, foi convocado pela Seleção Brasileira sub-20 para disputa de dois amistosos diante do Chile. As partidas vão ocorrer nos dias 6 e 9 de junho, em Santiago.
O técnico Paulo Victor convocou 25 atletas que irão representar a amarelinha, com destaque para a presença de Lucas Rodrigues, cria da base esmeraldina. Essa é a primeira vez que o jovem de 18 anos vai defender a Seleção.
O volante do Goiás ganhou oportunidade nesta temporada e, até o momento, participou de 18 jogos. Já contribuiu com quatro gols e uma assistência. A boa atuação no ano fez o Verdão renovar o contrato com o atleta.
Confira a lista de convocados da Seleção Brasileira Sub-20.
Goleiros: João Pedro – Santos Kauan Cunha – Palmeiras Vitor Lamounier – Cruzeiro
Defensores Arthur Dias – Athletico-PR Igor Felisberto – São Paulo João Ananias – Santos João Victor – Flamengo Kauã Pascini – Atlético-MG Luis Eduardo – Grêmio Pedro Gabriel – Grêmio Vitinho – Athletico-PR
Meio-campistas Djhordney – São Paulo Erick Belé – Palmeiras Gabriel Mec – Grêmio Lucas Rodrigues – Goiás Luis Pacheco – Palmeiras Ramon Rique – Vasco Zé Lucas – Sport
Atacantes Gabriel Carvalho – Al-Qadsiah (SAU) Heittor – Palmeiras Isaque – Shakhtar (UKR) Kayke Ayrton – Athletico-PR Luca Meirelles – Shakhtar (UKR) Rayan Lelis – Cruzeiro Tetê – São Paulo
As quartas de final do Campeonato Goiano Sub-15 teve os jogos de ida encerrados nesta quinta-feira (21). Vila Nova, Goiás, Atlético Goianiense e Centro Esportivo Wilson Goiano venceram e largaram em vantagem. O Dragão aplicou o maior resultado, goleou por 5×0 o Flugoiânia fora de casa e deu um passo importante para se classificar às semis.
Na volta poderá perder por até quatro gols de diferença que estará entre os quatro. Quem também goleou foi o Goiás, ao vencer a Ovel por 4×0 fora de casa. O Vila Nova venceu como mandante o Estrela por 2×0 e o CEWG foi o único mandante vencedor da rodada. Bateu o Itaberaí por 2×0 no Centro Esportivo Wilson Goiano.
Os jogos de volta das quartas irão ocorrer no dia 28, todos às 15h30. Atlético-GO x Flugoiânia no Sesi Multiparque, Goiás x Ovel no Parque Anhanguera e Vila Nova x Estrela no CT Toca do Tigre. No Rio das Pedras, em Itaberaí, os donos da casa enfrentam o CEWG.
As categorias sub-14, sub-15, sub-16, sub-18 e sub-20 da Copa Goiás de Futsal estão chegando ao fim. As semifinais e finais das cinco disputas acontecem entre sábado (23) e domingo (24).
As semifinais, no sábado, serão divididas entre os ginásios de Campinas e da Serrinha. No domingo, a ginásio de Campinas, sede da Federação, recebe as partidas das taças. A única categoria que não vai chegar ao fim será o sub-17, por conta da participação do Instituto Set na Taça Brasil. Desta forma, o mata-mata estadual será disputado posteriormente.
O Formiguinhas São Luís foi campeão no adulto masculino. Nas categorias sub-7 até sub-13, os títulos se dividiram entre Goiás (3), Formiguinhas (3) e Mais 7 Futsal (1).
Ginásio de Campinas: 12h – Clube Campestre x Serp – Sub-14 13h30 – Serp x Chapadão do Céu – Sub-15 15h – Serp x x Colégio Arena – Sub-16 16h30 – Caldas Novas x Lazio Valparaíso – Sub-20
Ginásio da Serrinha: 12h – Kiryos x Ecos – Sub-14 13h30 – GDF x Ecos – Sub-15 15h – Escola Campus x x Instituto Set – Sub-16 16h30 – Uruaçu x Instituto Set – Sub-20
Veja a programação das decisões da Copa Goiás de Futsal: Domingo (24) 9h – Final sub-14 10h30 – Final sub-15 12h – Final sub-16 13h30 – Final sub-18: Serp x Ajax 15h – Final sub-20
O presidente do Morrinhos, Leandro Nato, em entrevista para o repórter Humberto Castro, afirmou que o clube vai para a Divisão de Acesso com problemas financeiros. O dirigente pontuou que a equipe fará pouco investimento no elenco e que vai utilizar atletas da base e da região. Devido ao fator, o mandatário do Tricolor dos Pomares destacou que a campanha será “com os pés no chão.”
“O Morrinhos vem para disputar a competição, almejamos retornar para primeira divisão, mas temos as dificuldades comuns das equipes do interior. O grande problema nosso esbarra na questão financeira, nesse ano vamos fazer um projeto mais ‘pé no chão’. Apostaremos nos jogadores da base, e alguns atletas da cidade, mas acredito que a equipe será competitiva. Tivemos essas experiência em 2021, onde conseguimos o acesso e vamos tentar repetir. Trabalharemos com um orçamento pequeno, mas vamos procurar ter um elenco que tenha experiência e qualidade.”
Leandro Nato substituiu o então presidente Marcos Henrique, que pediu renuncia no começo de abril, por motivos particulares. Nato terá a missão de voltar o Morrinhos à elite após três temporadas. A última vez que o Tricolor jogou a primeira divisão foi em 2023.
A Divisão de Acesso terá início no dia 26 de julho e ainda não teve tabela divulgada pela Federação Goiana de Futebol. O torneio será de turno único, com os dois melhores colocados conseguindo o acesso.
Geovany Soares espera que o Atlético aproveite o fato de jogar os próximos dois jogos como mandante na Série B. O Dragão pega o São Bernardo, domingo (24) pela 10° rodada e depois terá o clássico diante do Goiás, no dia 31. Para o atacante, os seis pontos em disputa são fundamentais para o objetivo do acesso, como planejado pelo clube.
“Todos do elenco estão bem e tranquilos, sabemos que a sequência da Série B é complicada e cansativa, mas temos dois jogos em casa e precisamos vencer. O jogo contra o São Bernardo é de extrema importância, é uma grande equipe que vem na liderança do torneio. Estamos focados para fazer uma boa partida, vencer e depois pensar no Goiás. Importante para nosso objetivo é a gente vencer os dois jogos e conquistarmos a nossa pontuação para o nosso objetivo.”
Geovany Soares virou titular no ataque do Atlético, desde sua chegada nos últimos dias de janela, ainda no mês de março. Até o momento, disputou 11 jogos e deu duas assistências com a camisa do clube.
O atleta será titular contra o São Bernardo. O Dragão também pode contar com novidades, o atacante Bruno José cumpriu automática e volta a ficar à disposição. O meia Guilherme Marques recuperou de uma lesão no tornozelo e também estará no time titular.
O zagueiro do Vila Nova, Anderson Jesus, evitou falar em favoritismo diante do América-MG, próximo adversário na Série B. O clube mineiro é o lanterna da competição e ainda não venceu, foram seis derrotas e três empates nos nove jogos disputados. Para o atleta, a partida requer atenção e o Tigre vai encontrar dificuldades pela qualidade do adversário.
“É um time que estamos estudando há alguns dias, o América-MG é uma equipe que joga bem posicionada em campo. Tem posse de bola alta em todas as partidas, o momento que eles estão vivendo, não condiz com o futebol que eles praticam. É um time que tem coisas boas que precisam de atenção. No futebol não existe favorito, estamos ciente que o duelo será complicado. Estamos em um momento melhor que eles, mas isso não quer dizer nada, se formos com esse pensamento, podemos ser surpreendidos. É uma equipe qualificada, que tem muitas coisas boas e qualidades. Temos que ir no pensamento de ser uma decisão, uma final. Mas, independentemente do que estão passando, vamos para lá com o pensamento positivo, buscar uma boa apresentação e conquistar uma vitória.”
Anderson Jesus ganhou a titularidade com Guto Ferreira e vem sendo peça fundamental na zaga colorada. Diante do América, estará novamente em campo e vai realizar a sua 15° partida na temporada. O atleta ainda não marcou gols e nem realizou assistências.
Vila Nova e América Mineiro duelam no domingo (24), às 18h30, na Arena Independência. O Tigre vai tentar quebrar um tabu de nunca ter vencido o clube mineiro em partidas disputadas em Belo Horizonte.
O Autódromo Internacional Ayrton Senna recebe neste fim de semana a segunda etapa do Moto1000GP, principal campeonato de motovelocidade do país. A programação contará com treinos livres, classificatórios, ações e corridas envolvendo categorias nacionais, latino-americanas e também do Campeonato Goiano de Motovelocidade.
Dessa forma, as atividades de pista começam na sexta-feira (22), com treinos livres de todas as categorias ao longo do dia. Já no sábado (23), acontecem os classificatórios e superpoles, além das primeiras corridas da etapa. Assim, no domingo (24), serão disputadas as corridas principais do fim de semana.
Sexta-feira (22/5) 8h às 16h45 — Treinos livres das categorias nacionais, latino-americanas e goianas. 9h15 às 9h35 — GP1000 TL1 12h35 às 12h55 — GP1000 TL2 16h25 às 16h45 — GP1000 TL3
Sábado (23/5) 8h às 14h30 — Treinos classificatórios e superpoles das categorias. 9h20 às 9h35 — GP1000 Q1 11h40 às 11h55 — GP1000 Q2 13h35 às 13h45 — GP1000 Superpole