O Saneago/Goiás Vôlei teve uma grande noite na terça-feira (28), pois fora de casa, conquistou a 1ª vitória na Superliga A. No Ginásio do Taquaral, em Campinas, o esmeraldino bateu o Vôlei Renata de virada, por 3×1. As parciais do confronto foram 21×25, 25×22, 25×23 e 25×22.
No primeiro set, os donos da casa contaram com um grande desempenho do oposto argentino Bruno Lima, após 50 minutos de jogo. Porém, a partir do segundo, o esmeraldino teve um desempenho coletivo em alto nível. Após abrirem uma vantagem inicial, o time viu os paulistas encostarem, mas o oposto André Saliba foi decisivo para fechar o placar a favor dos goianos.
O terceiro e penúltimo set foi disputado até os instantes finais, mas a força coletiva do alviverde e os erros dos mandantes pesaram. Por fim, o 4º e último período foi semelhante ao anterior, porém, o esmeraldino soube aproveitar os erros campineiros para conquistar os primeiros três pontos na elite. André Saliba, inclusive, foi eleito o melhor em quadra.
Sendo assim, o Verdão assumiu a 8ª colocação da Superliga A masculina 2025-2026, ou seja, está dentro da zona de classificação (G-8). O próximo compromisso do Saneago/Goiás, pela 3ª rodada da liga, é diante do JF Vôlei, de Juiz de Fora, Minas Gerais. A partida acontece no sábado (01/11), às 16h, no Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia.
Por outro lado, o Vôlei Renata se encontra na 5ª colocação, também dentro do G-8, e assim como o alviverde goiano, tem três pontos. Os paulistas voltam às quadras no mesmo sábado (01/11), só que às 18h30, contra o Viapol São José. O duelo será na Farma Conde Arena, em São José dos Campos, São Paulo.
O goiano Atos Campos, de 33 anos, se consagrou como campeão mundial de powerlifting (levantamento de peso) em solo brasileiro. Na categoria especial até 75kg, ele levantou 100kg, peso que lhe atribuiu o título. A competição aconteceu de 22 a 26 de outubro (quarta-feira até domingo), em Balneário Camboriú, cidade de Santa Catarina.
No entanto, apesar de chegar à glória máxima, Atos confessou, em entrevista ao EG, que não estava 100% clinicamente. No caso, durante os treinos preparatórios, Campos chegou a perder 4kg, e atingir 39º graus de febre por conta de uma infecção. Apesar dos desafios, ele conseguiu ir à batalha:
“Eu estava na casa da minha sogra pouco antes de viajar, porque de lá, era mais fácil pegar o ônibus para ir treinar. Porém, em um certo dia, caí e me machuquei, e a ferida infeccionou, o que me deixou muito mal. Minhas febres eram, em média, de 38 graus, perdendo o apetite e até tendo fraqueza. Mas, graças a Deus consegui ser resiliente, e realizei o maior sonho da minha carreira. Só tenho que agradecer a Deus, meu treinador (Gleyson Batista), minha esposa (Skarllet Stefany), a Adfego (Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás), e a todos que fizeram parte da jornada”.
Foto: Arquivo pessoal
Ainda durante o bate-papo, Atos Campos revelou que Gleyson lhe incentivou a pegar os 100kg, apesar de ainda estar em recuperação. O atleta também comentou que conheceu algumas personalidades famosas do ramo em Santa Catarina:
“Confesso que eu não estava tão confiante, mas o meu treinador me incentivou demais. Ainda sentia um pouco de fraqueza, porém, ele me motivou a pegar os 100kg. Não consegui pegar um peso maior, no entanto, isso não alterou o resultado final. Ainda tive a oportunidade de conhecer caras que eu sempre admirei, como por exemplo o Bitelo e o Léo Stronda. Sem dúvidas, foi um dos melhores dias da minha vida”.
Eduardo Ribeiro, à esquerda, e Guto Miguel, na direita. Foto: João Pires / Fotojump
O tenista goiano Guto Miguel conquistou, no domingo (26), o título das duplas masculinas no ATP Challenger 125, ao lado de Eduardo Ribeiro. Na grande decisão, os brasileiros venceram Gonzalo Escobar (equatoriano) e Miguel Ángel Reyes-Varela (mexicano) por 2×1. A competição aconteceu na Costa do Sauípe, famoso resort localizado no litoral da Bahia.
Nas quartas de finais, Guto e Dudu bateram Marcelo Demoliner e Orlando Luz (brasileiros) de virada, também por 2×1. Já nas semifinais, a dupla bateu outros conterrâneos: Marcelo Zormann e Luís Britto, pelo placar de 2×0. Vale mencionar que, no torneio simples masculino, Miguel perdeu para o argentino Andrea Collarini, por 1×2.
“O campeonato foi maravilhoso, é o melhor do Brasil certamente. É muito gratificante ser campeão nele, uma grande conquista levantar o troféu em um evento desse tamanho. Sei que tenho que comemorar e usufruir da conquista, porém, sempre com os pés no chão e trabalho duro por mais. Respeito muito os duplistas, gosto de jogar duplas, mas o meu foco é na simples, e preciso trabalhar para ter conquistas nessa categoria também”, declarou Guto Miguel em entrevista à Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Com a medalha de ouro, Guto Miguel conquistou mais 125 pontos no ranking mundial, além de R$9.900 em premiações. Na classificação, inclusive, o goiano saltou mais de 450 posições, segundo a CBT. Na tabela das duplas, ele e Eduardo Ribeiro se encontram entre os 330 melhores do mundo.
Agora, Guto Miguel já está em Lajeado, cidade do Rio Grande do Sul, para disputar o Lajeado Open – ITF M25. O campeonato profissional começou na segunda-feira (27), e vai até o dia 02 de novembro (domingo). Nele, o goiano vai estrear no início da tarde de quarta-feira (29), contra o brasileiro Pedro Santos.
Nascida em Rio Verde, a lateral-direita do Santos e da Seleção Brasileira feminina sub-20, Samara Venceslau, está novamente em Goiás. No caso, a goiana participou de dois amistosos contra o México, onde o Brasil por 3×0 e 1×0, respectivamente. Ao EG, a atleta relembrou o início no futsal, e destacou a alegria em poder retornar ao estado onde tudo começou:
“Comecei a jogar futebol com sete anos de idade, na rua mesmo, junto aos meninos que moravam perto da minha casa. Porém, aos sete anos, um amigo próximo da família convenceu minha mãe a me levar em um teste de futsal lá em Rio Verde. Mais para frente, aos 14 anos, saí de casa e fui defender a Ferroviária, de São Paulo. Hoje, me encontro no Santos, onde até já integrei o time principal. Estou muito feliz pela minha segunda convocação nacional, e poder voltar no estado onde tudo começou é bastante especial”.
Durante a entrevista, a atleta de 19 anos também comentou sobre o atual momento no Santos e os sonhos que tem para a carreira. Com o alvinegro praiano, Samara registrou 25 jogos no profissional, e já marcou um gol. Agora, Venceslau faz parte do elenco brasileiro, que está se preparando para o Sul-Americano feminino sub-20 de 2026. Confira mais detalhes em nosso canal no YouTube:
O Mineiros poderá ser a primeira equipe da Terceira Divisão Goiana a garantir o acesso nesta temporada, na próxima rodada da competição. A Águia entra em campo no próximo sábado (1°), às 16h, no Aníbal Toledo, diante do Aparecida pela nona rodada. Se vencer e o América de Morrinhos não triunfar no seu jogo, garante sua promoção.
A equipe de Morrinhos enfrenta o Guanabara City, na sexta (31), às 19h30, no estádio Olímpico. No cenário de empate, o Mineiros chegaria aos 24 pontos, enquanto que o quarto colocado, o América, com 17, só chegaria aos mesmos 24, se vencesse as duas ultimas. No entanto, teria uma vitória a menos, sete contra oito da aguia.
No caso de derrota do América para o Guanabara, o time de Morrinhos poderia chegar somente até 23, não passando mais o Mineiros, caso vença o Aparecida. Sobem os três primeiros colocados para a Divisão de Acesso.
O ABD, quinto com 14, também poderá terminar na quarta colocação ao término da nona rodada, caso vença a Aseev, fora de casa, no domingo. No entanto, ficaria no mesmo cenário citado da equipe de Morrinhos, com 17 pontos.
Apenas a equipe do Odilon Flores consegue o acesso nesta rodada. O segundo, Bom Jesus com 20, e o terceiro, Crixás com 18, mesmo vencendo, ainda podem ser ultrapassados nos dois jogos restantes.
O zagueiro Marcondes, que se recuperou de uma lesão no LCA do joelho, voltou a ser relacionado no Vila Nova. O atleta estava no banco de reservas, na partida em que o Tigrão empatou em 2×2 com a Ferroviária. Apesar de não entrar em campo, o jogador voltou a a estar presente em jogo após um ano e três meses.
A sua última aparição com a camisa colorada ocorreu em 26 de julho de 2024, contra o Ituano, na 18° rodada rodada da Série B. Logo após, sofreu a lesão. Em entrevista para o canal PimenTV, o zagueiro relatou sua superação e agradeceu o apoio dos familiares:
Foto: Roberto Corrêa / Vila Nova
“A sensação de ser relacionado de novo foi muito boa. Sentir novamente aquele friozinho na barriga antes do jogo é bom demais. Fiquei muito feliz também com a quantidade de pessoas que vieram falar comigo, dizendo o quanto estavam felizes com a minha volta. A recuperação não foi fácil. Passei por muitos momentos de incertezas e inseguranças por não saber se conseguiria voltar a jogar. Tive muitas dores para superar, mas só tenho a agradecer, primeiramente, a Deus e à minha família (minha esposa e meu filho) pela força que me deram para passar. Atravessei por esse momento tão difícil e trabalhoso que foi a recuperação. Agradecer também o Vila Nova que me deu apoio e estrutura para passar por tudo isso.”
Marcondes tem contrato com o Vila somente até o final da temporada. Ainda não foi procurado para uma possível renovação, mas a tendência é que seja nos próximos dias. Há o interesse da diretoria colorada em contar com o atleta para 2026. Com a camisa do Tigrão foram apenas 10 jogos desde 2023, onde veio emprestado junto ao Água Santa.
A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) anunciou a lista de 25 árbitros que irão concorrer ao prêmio de melhor do mundo. Dois brasileiros estão concorrendo, o goiano Wilton Sampaio e Raphael Claus.
A escolha de melhor árbitro é determinado por ano, e não por temporada, assim foram levados em conta as atuações de janeiro até dezembro deste ano. A definição do profissional irá ocorre no dia 10 de dezembro. O juri internacional é composto por membros da IFFHS, jornalistas esportivos e especialistas do futebol de 120 países.
Detalhe interessante é que os dois árbitros brasileiros indicados ao prêmio, foram os que representaram o país na última Copa do Mundo, em 2022 no Catar. Em 2024, Wilton Sampaio ficou como o 10° lugar do prêmio. Os únicos brasileiros que conquistaram o prêmio de melhor do mundo foram Romualdo Filho em 1987 e José Roberto Wright, em 1990.
Veja a lista dos árbitros indicados:
Clement Turpin (França) Espen Eskas (Noruega) Felix Zwayer (Alemanha) François Letexier (França) Istvan Kovacs (Romênia) José Maria Sanchez Martínez (Espanha) Maurizio Mariani (Itália) Michael Oliver (Inglaterra) Sandro Schärer (Suíça) Slavko Vincic (Eslovênia) Szymon Marciniak (Polônia) Dario Herrera (Argentina) Esteban Ostojich (Uruguai) Facundo Tello (Argentina) Jesús Valenzuela (Venezuela) Piero Maza (Chile) Raphael Claus (Brasil) Wilton Pereira Sampaio (Brasil) César Arturo Ramos (México) Ivan Barton (El Salvador) Dahane Beida (Mauritânia) Mustapha Ghorbal (Argélia) Alireza Faghani (Austrália) Abdulrahman Al Jassim (Qatar) Campbell-Kirk Kawana-Waugh (Nova Zelândia)
O Atlético Goianiense iniciou conversas com o técnico Rafael Lacerda para uma possível renovação visando a temporada 2026. O treinador é bem-visto pela diretoria e tem o aval do presidente Adson Batista, para sua permanência.
O atual vínculo do profissional como Dragão vai até dezembro deste ano. As negociações estão em estágio primário, mas podem evoluir bem nos próximos dias. A informação é de Henrique Alcaraz.
Lacerda chegou ao Dragão no dia 21 de julho e tinha o objetivo de tirar a equipe da luta contra o rebaixamento e tentar o acesso. Apenas o primeiro objetivo foi alcançado. NA sua estreia, perdeu por 3×0 para o Operário-PR, no Germano Krüger.
Até o momento o técnico esteve à frente do clube em 17 jogos. Obteve sete vitórias, cinco empates e cinco derrotas, tendo ai um aproveitamento de 50,9%. Ainda restam mais quatro jogos para o Atlético-GO na temporada e tais números poderão ser melhorados.
Além do técnico, alguns jogadores do atual elenco deverão ser procurados para uma renovação. Mas, a tendência é que a grande maioria não fique na próxima temporada no clube.
O Goiás rescindiu os contratos do meia Martín Benítez e do volante Rodrigo Andrade, ambos não atuam mais pelo Verdão. A decisão ocorreu na manhã desta terça-feira (28), após reunião do conselho com os representantes dos atletas. Os atletas já não treinaram na atividade que foi realizada no período matutino no clube. A informação é de André Rodrigues e da página Periquito News.
Dos dois jogadores, Rodrigo Andrade era titular nessa reta final com o até então técnico Vagner Mancini. Na temporada foram 24 jogos, com dois gols marcados e duas assistências. Andrade viveu momentos de oscilação em 2025 no Verdão, após a final da Copa Verde em maio, perdeu a titularidade, chegou a ser afastado e retornou somente neste final de ano.
Martín Benitez- Foto: Isabela Azine / EG
Quanto a Martín Benítez, este atuou bem menos. Devido a várias lesões, o meia entrou em campo em apenas nove jogos, não marcando gols e nem realizando assistências. O seu contrato era de produtividade, com um porcentagem fixa. Caso não atingisse uma determinada marca pelo clube, o contrato poderia ser desfeito, o que ocorreu.
Andrade estava emprestado do Azuriz-PR e deve retornar ao seu clube. Como a janela está fechada, nenhum dos atletas poderá atuar mais nesta temporada no futebol brasileiro.
A última etapa do Campeonato Goiano de Kart vai ocorrer nos próximos dias 1° e 2 de novembro, no Kartódromo de Anápolis. A competição é supervisionada pela FAUGO (Federação Goiana de Automobilismo) e reúne pilotos de todo o estado de Goiás. Praticamente todas as modalidades estão abertas para a conquista dos títulos.
Já foram realizadas 12 etapas todas em Goiânia e agora a corrida de Anápolis irá definir os primeiros colocados. O Campeonato Goiano Rental 2025 vem se consolidando com um dos mais equilibrados dos últimos anos. Confira como está a classificação de cada categoria, para a última corrida do torneio: