Os três times goianos chegam à última rodada da fase de grupos da Série D em situações completamente distintas. Entre eles, somente o Iporá, que faz sua estreia em torneios nacionais, está classificado. Aparecidense e Itumbiara ainda dependem de resultados nos jogos finais para avançarem ao mata-mata da quarta divisão.
A vida do Camaleão é mais tranquila. A equipe de Aparecida de Goiânia precisa apenas vencer o Novo (MS) neste domingo (27), às 18h, no Aníbal Toledo. O triunfo garantiria não apenas a classificação, mas também o primeiro lugar do grupo A11. Caso empate com os sul-mato-grossenses, o Azulão avança se o Sinop (MT) não derrotar o Ceilândia (DF) no Mato Grosso.
Por sua vez, o Itumbiara tem situação mais complicada. Depois de perder o confronto direto para a URT (MG) no JK, o Tricolor precisa derrotar o líder Macaé (RJ) fora de casa, às 18h de domingo, além de torcer para que os mineiros tropecem no lanterna e eliminado Espírito Santo em Patos de Minas. Em caso de vitória da URT, o Gigante ainda tem chances caso faça saldo de gols maior.
Além da combinação complicada em seu próprio grupo, o Itumbiara depende de resultados de outras chaves para se garantir. Como, na melhor das hipóteses, terminaria em segundo, o Tricolor não pode ser um dos dois piores vice-líderes. No momento, apenas o Cianorte, no grupo A16, tem campanha inferior. Entretanto, há várias outras equipes com o mesmo número de pontos do Gigante.
Tranquilo, o Iporá fechará uma ótima primeira fase contra o Corumbaense (MS), no sábado, às 18h. Já com a ponta de seu grupo garantida, o Lobo Guará quer apenas manter a invencibilidade na Série D.