5.6 C
New York
quinta-feira, abril 25, 2024
InícioFutebolGoiásLembra dele? Ídolo no Goiás, Fernandão completaria 46 anos nesta segunda (18)

Lembra dele? Ídolo no Goiás, Fernandão completaria 46 anos nesta segunda (18)

Nesta segunda-feira (18), o ex-atacante e ídolo do Goiás, Fernandão, completaria 46 anos de idade. O jogador colecionou grandes feitos pelo Esmeraldino em sua carreira, além de também ser considerado um dos maiores jogadores da história do Internacional.

Nascido na capital goiana, Fernando Lúcio da Costa começou sua trajetória no futebol na base do Goiás. Em 1995, com 16 anos, subiu aos profissionais do Alviverde e se destacou pelo clube até 2001, quando foi vendido para o Olympique de Marseille-FRA.

Mais do quadro “Lembra Dele?”
Ex-Goiás, goleiro Sidão vai disputar a segunda divisão paranaense
Nome conhecido do futebol goiano, técnico Marcelo Cabo vai comandar time potiguar

- Anúncio -

Em sua primeira passagem pelo Alviverde Goiano, conquistou cinco estaduais, duas Copas Centro-Oeste e uma Série B do Brasileirão. Inclusive, no torneio, marcou um dos gols mais bonitos da história do Estádio Serra Dourada. Na oportunidade, no empate em 4×4 com o Bahia, num gol de bicicleta fora da área. 

Depois de jogar na França (por Olympique de Marseille e Toulouse), Fernandão retornou ao Brasil para atuar no Internacional. No Colorado Gaúcho, o atacante fez 190 jogos, marcou 77 gols e conquistou os dois maiores títulos da carreira como atleta: a Libertadores e o Mundial de Clubes, em 2006.

Após ir pro exterior novamente, Fernandão retornou ao Brasil em 2009 e assinou, pela segunda vez, com o Goiás. Na oportunidade, a torcida esmeraldina realizou uma grande festa, recebendo o atacante no Serra, descendo de um helicóptero. Ao todo pelo Verdão, o atacante fez 308 jogos e marcou 118 gols.

Em 2010, ele foi para o São Paulo e, um ano depois, anunciou a aposentadoria dos gramados. Fernandão chegou a disputar um amistoso com a camisa da Seleção Brasileira em 2005, na vitória por 3×0 frente a Guatemala, em São Paulo.

Aposentadoria e eternidade!

Após se aposentar dos campos, Fernandão foi Diretor Executivo do Internacional. Em 2012, comandou a equipe em 26 partidas, sendo técnico. Obteve nove vitórias, oito empates e nove derrotas (aproveitamento de 44,87%).

O atacante foi comentarista do SporTV após ser treinador do Internacional. Contudo, em junho de 2014, Fernandão faleceu após um acidente de helicóptero, em Aruanã-GO. Em sua homenagem, o Colorado Gaúcho fez uma estátua do jogador e a colocou ao redor do Beira-Rio, além de ter batizado a Rua B, do lado do estádio, com o nome do eterno ídolo.

O Goiás sempre presta homenagens ao atleta na data de seu aniversário, e hoje não foi diferente. Veja o que o Verdão postou: 

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
Matheus Oliveira
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Goiás, integrante do Doutores da Bola - UFG, apaixonado por esportes e estagiário do Esporte Goiano.
Anúncio

Últimas

Anúncio
error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais!
P