O goiano Yuri Sampaio estreou bem no voleibol europeu. O atleta de 27 anos, de Caldas Novas, está na sua primeira experiência internacional e começou-a com o pé direito, na vitória por 3 sets a 0 de seu time, o KV Ferizaj, diante do KV Skenderbeu, na estreia da liga masculina de vôlei do Kosovo.
O jogador chegou ao país europeu há pouco tempo. No último dia da janela, em 31 de janeiro, o levantador recebeu convite para se juntar à equipe. “A oportunidade surgiu por indicação de um amigo que jogou no Ferizaj”, relatou.
Mais do vôlei
Técnico do Vila fala em oscilação na derrota para o Niterói
Animado com a chance de atuar no Kosovo, Sampaio foi surpreendido com o convite. Ele, há alguns anos, havia deixado o voleibol profissional e chegou a atuar como gestor do Caldas/Apav, que disputou a Superliga C.
“A sensação de atuar fora do Brasil pela primeira vez é muito boa. Eu confesso que não esperava ter essa oportunidade agora, talvez na próxima temporada. Porque eu voltei para às quadras recentemente. Apareceu essa oportunidade e não pude desperdiçá-la”, comentou.
No Ferizaj, ele vai jogar tanto a liga local quanto a Copa Kosovo-Albânia. A língua e os costumes são bem diferentes no país dos balcânico, mas os brasileiros Olavo Veiga e Samuel Amorim, companheiros de equipe, ajudam o goiano.
“Estou me adaptando rápido. Além dos dois, há outros dois brasileiros que jogam na equipe rival moram no mesmo prédio que a gente. A gente se ajuda e essa adaptação torna-se um pouco mais prática. Além disso, os nossos companheiros de equipe fazem questão de facilitar a comunicação, porque o idioma oficial do país é o albanês e alguns deles falam inglês”, ressalta.
O Kosovo declarou independência da Sérvia em 2008, mas não teve sua autonomia reconhecida por aquele país. Dos 193 país da ONU, 97 reconhecem o Kosovo como uma nação independente.